O Teste de Soft Skills SUPERA já está disponível e você pode acessar gratuitamente AQUI ou agendar gratuitamente na unidade mais próxima de você!
Para quem está no mercado de trabalho ou procura por melhores oportunidades, a qualificação profissional continua indispensável mas são as soft skills que fazem a diferença na hora de conseguir uma vaga.
O que são soft skills ?
Soft skills é um termo que pode ser traduzido como “habilidades comportamentais”, mas não se referem a qualquer comportamento. São as habilidades socioemocionais, colaborativas e integrativas que geram o autodomínio ao lidar com as situações ambíguas, imprevisíveis e tecnológicas do mundo contemporâneo.
Todo o cenário de mudanças do mundo envolve aspectos como: aumento do conhecimento e necessidade de gerenciar dados, aumento das liberdades culturais e sociais, aumento da sensibilidade humana uma vez que as tecnologias permitem mais tempo livre para pensar e se expressar.
Tais características criam e alimentam o anseio por inovações e maior desenvolvimento intra e interpessoal de habilidades comportamentais complexas, consideradas por alguns autores como sendo o próximo passo evolutivo da espécie humana. Assim como já foi dito por Mahatma Gandhi “A diferença entre o que estamos fazendo e o que somos capazes de fazer resolveria todos os problemas do mundo.”
Teste de Soft Skills SUPERA: Faça agora gratuitamente!
Como desenvolver soft skills?
A neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci, explica que a capacidade de aprendizado e desenvolvimento das soft skills está diretamente limitada pela capacidade de processamento cognitivo e dos recursos cognitivos que os indivíduos dispõem no momento.
A performance final de uma pessoa ao aperfeiçoar uma habilidade complexa depende de uma combinação de todos esses fatores. Por exemplo, duas atividades podem ter características diferentes que as coloquem em posições mais ou menos difíceis.
“Na maioria das vezes, a atividade mais difícil exigirá maior esforço cognitivo de quem for realizá-la, porém, se uma pessoa tiver mais conhecimento prévio ou experiência com tal tipo de atividade, ela precisará de menos esforço cognitivo para realizá-la e mais esforço cognitivo para outra tarefa que apesar de mais simples, é nova. Ou seja, pessoas diferentes realizando as mesmas atividades em ambientes variados podem ter resultados diversos”, explicou.
Tipos de soft skills
As habilidades biologicamente primárias são adquiridas espontaneamente, pois são inatas e dependem apenas da maturação funcional de redes neurais específicas, como a linguagem oral por exemplo, podendo ser aperfeiçoadas nos processos educacionais.
As Habilidades cognitivas secundárias não são inatas e dependem de esforço intencional para serem desenvolvidas, como por exemplo a leitura, interpretação e resolução de problemas. São habilidades complexas que não estão vinculadas a uma rede neural específica, mas sim processadas por uma integração de redes.
Porque soft skills são importantes?
O relatório “The Future of Jobs 2020”, do Fórum Econômico Mundial apontou que 55,4% das organizações entrevistadas relataram dificuldades para encontrar as competências desejadas nos candidatos, concluindo que 50% da força de trabalho do mundo vai precisar de algum nível de requalificação.
O ano de 2020 também tornou a pauta de saúde e trabalho urgente! Mesmo após 2 anos da crise sanitária, são visíveis os impactos no psicológico das pessoas, trazendo à tona as limitações individuais e coletivas.
“Em resumo lidar com os desafios contemporâneos, se autogerenciar para desenvolver habilidades comportamentais ao mesmo tempo em que o envelhecimento acarreta declínios cognitivos nas áreas específicas do cérebro é algo complexo. Para além do mercado de trabalho, a consciência para o desenvolvimento constante é uma necessidade dos nossos tempos e por isso identificar as soft skills é tão importante”, concluiu Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro.