SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Tem um encontro romântico esta noite?

Tem um encontro romântico esta noite?

Você já sabe como seu cérebro reage à paixão? Qual lado trabalha mais quando você está paquerando alguém: o da razão ou o da emoção?

O SUPERA Ginástica para o Cérebro encontrou um vídeo do Ringling College of Art and Design chamado “Cérebro Dividido” e tem certeza que você vai gostar.

2014

A animação é muito bem feita e retrata o comportamento do lado direito e do lado esquerdo do cérebro durante um jantar romântico, mostrando que os dois nunca agem sozinhos.

 Segundo o neurocientista da Universidade Federal de São Paulo (USP) Cláudio Guimarães dos Santos não há como separar a razão da emoção. Ele afirma que, a não ser em situações experimentais, é praticamente impossível manter uma pessoa trabalhando sozinha em um escritório para que ela tome apenas decisões racionais.

Por mais isolada que esteja do mundo, ela sempre pensará em problemas e situações pessoais, nos filhos ou na viagem que pretende fazer nas férias, e estes pensamentos sempre interferem em seu raciocínio puramente formal, por exemplo.

A tese é reforçada pelo neurocientista português e professor da Universidade da Califórnia do Sul (EUA) Antônio Damásio. Ele explica que algumas regiões do lobo frontal servem como mediadoras entre razão e emoção e, por isso, elas se comunicam constantemente, permitindo um comportamento mais equilibrado. Caso contrário, estaríamos perdidos, porque a emoção dominaria nossas atitudes!

Estudos de ressonância magnética já mostraram que, quando estamos em ação, ativamos os dois lados do cérebro. É por isso que o corpo e o coração podem pagar caro pelos conflitos entre razão e emoção. A dor emocional é também física. Toda essa confusão pode gerar estresse, tristeza e até depressão, mas se usados de maneira equilibrada podem nos proporcionar sensação de prazer e satisfação.

Agora veja que divertido o vídeo de animação da Brain Diveded, do Ringling College of Art and Design. http://goo.gl/57pfhS

Sair da versão mobile