SUPERA – Ginástica para o Cérebro

SuperIdosos têm mais neurônios

SuperIdosos têm mais neurônios - SUPERA - Ginástica para o CérebroComo funciona o cérebro de idosos com memória excepcionalmente boa? Esta pergunta foi tema de uma interessante pesquisa científica da Universidade Northwestern, na Inglaterra.

Batizados como “Superagers” (termo que pode ser traduzido para o português como SuperIdosos), eles foram avaliados para revelar os tornam especiais em termos de capacidade cerebral. Ao todo, 31 idosos de mais de 80 anos foram comparados a dois outros grupos, um deles composto por 21 indivíduos da mesma faixa etária com performance cognitiva normal  e outro composto por 18 adultos mais jovens, entre 50 e 60 anos.

Compreender como o cérebro dos superidosos funciona ajuda os cientistas a decifrarem a origem genética ou molecular da memória e contribui para o desenvolvimento de recursos de prevenção do envelhecimento cerebral.

2015

Os cientistas constataram que o cérebro dos superidosos possui uma memória similar à de jovens com idade entre 20 e 30 anos. Para um dos autores da pesquisa e professor do Centro de Neurologia Cognitiva e Doença de Alzheimer, Changiz Geula, o cérebro dessas pessoas pode ter conexões diferentes ou diferenças estruturais em relação ao cérebro de pessoas da mesma idade.

Os exames de ressonância magnética concluíram que os idosos bons de memória têm uma região do cérebro relacionada à memória – chamada córtex cingulado anterior – mais desenvolvida do que em idosos comuns e também adultos mais jovens.

Além disso, a análise constatou que os superidosos têm 87% menos emaranhados neurofibrilares, lesões associadas ao Alzheimer, em comparação com o grupo da mesma idade.

Os pesquisadores acreditam que o alto número de neurônios chamados von Economo desempenham papel fundamental na rápida transmissão de informações comportamentais relevantes relacionadas às interações sociais.

Como retardar o envelhecimento cerebral

Com os avanços da neurociência, estão surgindo inúmeros recursos para manter o cérebro ativo e jovem. A ginástica cerebral é um deles e tem resultados concretos na vida de quem a pratica.

Dentre os benefícios da ginástica cerebral estão maior capacidade de atenção, concentração, memória, agilidade de raciocínio e coordenação motora .

Além de melhorar as habilidades cognitivas, a prática da ginástica cerebral mantém o cérebro jovem, pois é responsável por estimular as conexões neurais, garantindo um desempenho efetivo da memória e do pensamento.

Embora nos dias atuais seja fácil acessar informações em consultas de livros e pela internet, ter boa memória continua sendo essencial para manter vínculos fortes com familiares e conhecidos, resolver problemas e programar o dia.

Sair da versão mobile