A 15ª Olimpíada do Ábaco encerrou o calendário de eventos que envolvem milhares de alunos SUPERA no Brasil. A iniciativa teve como objetivo estimular o aprendizado e a prática de ginástica para o cérebro, em especial com o uso do ábaco e envolveu educadores e alunos, com provas aplicadas entre 24 e 29 de outubro.
“Dividimos todo o conhecimento do ábaco entre os públicos, então cada aluno competiu com alunos da sua idade e que tinham o mesmo conhecimento no ábaco, ou seja, que estavam no mesmo livro de ábaco”, detalhou Lucas Honório Cândido, Coordenador de Treinamento Pedagógico do SUPERA – Ginástica para o cérebro.
A competição foi realizada em três módulos: módulo Júnior – alunos Junior com até 10 anos, módulo básico à Master – alunos adolescentes e adultos e módulo ábaco 1 a 5, com alunos 60+.
Cada modelo de prova possuía uma duração diferente, com critérios de desempate como tempo de realização da prova e menor tempo de SUPERA.
15ª Olimpíada do Ábaco – confira a premiação
A 15ª Olimpíada do ábaco premiou 32 alunos. O resultado já foi divulgado para as unidades SUPERA e a premiação aos alunos acontecerá entre 12 e 16 de dezembro.
Os 3 primeiros colocados em cada modelo de prova receberão medalhas de ouro, prata e bronze. O primeiro colocado de cada modelo de prova por módulo, em nível nacional, receberá um jogo Córtex, que faz parte da cartela de jogos oficiais do SUPERA.
Além disso, cada Educador que tiver alunos que tenham sido os primeiros colocados em cada modelo de prova dos módulos receberá um prêmio de R$150 por aluno, o valor é acumulativo. Ao todo, tivemos 26 educadores premiados.
“Houve ainda uma educadora que ficou com quatro alunos em primeiro lugar e foi premiada em 600 reais”, detalhou Lucas.
O evento fez parte do encerramento das atividades do ano no Departamento Pedagógico do SUPERA que contou ainda com o Encontro Nacional de Educadores (ENE) e treinamentos presenciais e online realizados ao longo de todo o ano.