A diretora pedagógica nacional da rede SUPERA Ginástica para o Cérebro, Solange Jacob, participou do II Congresso Brasileiro de Gerontecnologia, realizado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2017.
O evento foi organizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e apoiado pelo Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto.
A Gerontecnologia é uma área de conhecimento de natureza interdisciplinar que combina gerontologia e tecnologia, visando à pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços e estratégias capazes de apoiar as pessoas mais velhas em todas as suas dimensões de vida.
2017Estes estudos são voltados ao desenvolvimento e à aplicação de produtos para a saúde, habitação, mobilidade, educação, comunicação, lazer e trabalho das pessoas mais velhas.
Nas palavras da Profa. Carla Santana, presidente do II Congresso Brasileiro de Gerontecnologia, “discutir o tema da Gerontecnologia no Brasil responde à preocupação que muitos pesquisadores nacionais têm tido em relação ao acelerado processo de envelhecimento que a população brasileira atravessa e à organização necessária para enfrentar as demandas advindas deste processo”.
O II Gerontec teve em sua programação participantes nacionais e internacionais, para debater as mais recentes pesquisas no campo das tecnologias, produtos e serviços voltados ao idoso.
As apresentações discutiram a robótica social e de serviços, o empreendedorismo na economia do envelhecimento, a inclusão digital e o desenvolvimento de projetos de alfabetização digital, as cidades amigáveis aos idosos e o design de ambiente para as pessoas mais velhas.
Solange Jacob, especialista em desenvolvimento de habilidades cognitivas, representou neste Congresso o SUPERA, a primeira empresa brasileira a receber o Selo de Empresa Amiga do Idoso, da Associação Brasileira de Gerontologia.
O SUPERA já tem iniciativas voltadas exclusivamente para este público e busca informações para atendê-los bem e com responsabilidade.