Eventualmente ouvimos falar de novas grandes promessas do esporte. Porém, quando estes têm apenas 6 e 9 anos de idade em um esporte que demanda um treino diferente – do cérebro… A história ganha novos contornos.
Estamos falando sobre Bento e Ana Helena Aulicino, alunos do SUPERA Santos (SP), que são pequenos prodígios no xadrez, esporte que já lhes garantiu diversos títulos, e estiveram presentes no Congresso Brain, realizado entre os dias 26 e 29 de junho de 2024, no Rio de Janeiro (RJ).
Levados pelo SUPERA, ambos os atletas desafiaram os participantes do Congresso – profissionais da Psiquiatria, Neurologia, Psicologia, Geriatria e outras especialidades – frente a um tabuleiro de xadrez, que deixou admirados os que por ali passaram.
“Foi impressionante a experiência! Mesmo com pouca idade, eles jogaram de forma ágil e muito inteligente, mesmo diante dos adultos. Isso só deixa claro de forma prática o quão moldável é o cérebro humano (tomando como base o conceito de neuroplasticidade cerebral) e como ele pode se desenvolver mediante a estímulos”, conta Rodrigo Chagas, profissional de Marketing que se propôs a jogar com Bento.
Para além dos visitantes do Congresso, os pequenos prodígios também jogaram com Rafael Leitão, enxadrista e heptacampeão brasileiro, detendo os títulos de Grande Mestre Internacional de Xadrez pela FIDE e pela ICCF, em uma dinâmica promovida pelo evento.
“Você fez o meu dia e do meu irmão muito mais feliz!”, comentou Ana Helena, que assim como o irmão, se sentiu honrada em poder jogar com o experiente enxadrista.
Bento acaba de conquistar o título no Festival Sudeste da Criança e Juventude, na categoria Absoluto U6, o que lhe garantiu o título de Candidato a Mestre Nacional (CMN), um degrau importante rumo ao título de Mestre Nacional.
Segundo eles, o SUPERA os prepara para desafios como este de forma a fazê-los pensar melhor e mais rápido. “Eu gosto especialmente dos jogos. Meu favorito é o Dobble!”, conta Bento à equipe de reportagem durante o evento, empolgado em participar do Congresso.
Já Ana Helena também soma muitos títulos, sendo o Campeonato Brasileiro Sub-9 sua mais recente conquista, de onde retornou vice-campeã Brasileira, obtendo 5 pontos em 6 partidas disputadas.
Cognição e aprendizagem
O SUPERA é um curso de estimulação cognitiva multicomponentes voltado para todas as faixas etárias: desde crianças em fase de aprendizagem, até idosos que desejam otimizar ou compensar o declínio cognitivo decorrente da idade.
Pioneiro no segmento no Brasil, o SUPERA soma quase 20 anos de história, mais de 200 mil alunos treinados e está presente em todo o território nacional por meio de mais de 260 unidades.
Tendo como base os conceitos já comprovados pela neurociência – neuroplasticidade e reserva cognitiva -, a estimulação cognitiva desenvolve e mantém habilidades como raciocínio, criatividade, memória, foco, concentração e outras que podem vir a contribuir não apenas para o bom desempenho em esportes como o xadrez, mas também para o bom rendimento escolar, conquistas em vestibulares, desempenho profissional e longevidade saudável.
O Congresso
O Congresso Brain movimentou o Windsor Hotel, na Barra da Tijuca (RJ) em 4 intensos dias de estudos, debates e emoções, com uma programação rica em conhecimentos de alta qualidade e conexões valiosas.
“Foram momentos singulares, em que tivemos a oportunidade e a honra de nos vermos diante dos maiores especialistas do país reunidos em um só lugar. Beber dessa fonte de conhecimentos e aprender com eles é um grande privilégio. Só temos a agradecer à organização do evento por instantes tão valiosos!”, conta Luiz Moraes, Diretor do SUPERA Online, que esteve presente não apenas como expositor, mas também como participante ativo.
Ao todo, mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento, presidido neste ano por Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto e Monica Levy Andersen. Deste montante, mais de 4 mil pessoas passaram pelo estande do SUPERA, que marcou presença com o ábaco, jogos e SUPERA Online, divertindo e estimulando os participantes com novidade, variedade e desafio crescente.
“Eu achei fantástico! Joguei todos os jogos e voltei todos os dias. A equipe explica super bem e os jogos são muito divertidos. Com certeza vou procurar pela unidade na minha cidade”, conta Jade Verdicchio, Psicóloga que estava presente no evento.