As sequelas da COVID-19 no cérebro e o que os médicos observam no trato diário com os pacientes é o tema da Revista SUPERA edição nº 9.
Além da publicação física, que pode ser encontrada nas unidades SUPERA pelo Brasil (consulte disponibilidade), a edição ainda está disponível em uma versão online e 100% gratuita, formatada para computadores e dispositivos móveis.
“Neste contexto de pandemia pensamos em um formato digital também para chegar mais longe e nos aproximarmos dos nossos alunos que estão estudando no sistema híbrido, preservando a qualidade gráfica das nossas publicações”, assegurou a vice -presidente do SUPERA Bárbara Perpétuo.
COVID-19 e o cérebro
A nova revista tem como destaque o avanço da pandemia e dos estudos que apontam para consequências da nova doença para o cérebro.
O que os médicos têm observado é que, assim como um corpo saudável responde melhor aos ataques do vírus, no cérebro, a lógica é a mesma: um cérebro com mais reserva cognitiva tem respondido melhor as agressões do vírus.
“Nos quadros demenciais, o paciente que tem mais reserva, mais bagagem por estímulos realizados ao longo da vida, assim, terá menor manifestação e menos propensão a desenvolver a doença. O que muito provavelmente acontece com o coronavírus é a mesma coisa: na pessoa que tem um maior desenvolvimento da parte intelectual, o cérebro está mais treinado, e provavelmente terá menos comprometimento cognitivo em caso de uma possível infecção pelo coronavírus no sistema nervoso”, explicou o médico neuro intensivista Marco Paulo Nanci em colaboração à publicação.
Conteúdo vibrante e participativo
Além de todo material informativo, a revista SUPERA edição nº 9 traz ainda uma reportagem especial sobre a importância de desenvolver em crianças habilidades para lidar com o novo mundo pós pandemia, dicas de alimentação, uma coluna especial com a gerontóloga da USP (Universidade de São Paulo) Thaís Bento, além de uma matéria destinada a quem ainda não conhece os benefícios do treino cognitivo.
“E claro, temos ainda um espaço especial com alunos de diferentes faixas etárias que representam todos os alunos SUPERA no Brasil, além de desafios, selecionados especialmente para esta edição. Pensamos em cada detalhe para informar com qualidade e manter nossa energia e motivação atingindo e cheio nossos alunos e o público externo, sobretudo neste momento”, concluiu Isabella Rabelo, editora de conteúdo do Método SUPERA.
Baixe a Revista SUPERA, edição nº 9 AQUI