
Com o Teatro Gazeta lotado, o Supera – empresa educacional líder em estimulação cognitiva – em parceria com a ABG (Associação Brasileira de Geriatria) celebrou o mês de conscientização da Doença de Alzheimer. A 7ª edição do “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro” aconteceu no último sábado, 13 de setembro, reuniu mais de 750 pessoas presencialmente e teve o apoio do GETCUSP e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) – LABEN – Laboratório de Biologia do Envelhecimento.
Esta é uma iniciativa que acontece todos os anos em alusão ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21/09), data criada para que se discuta a importância do diagnóstico em tempo oportuno e do apoio às pessoas que vivem com demência e seus cuidadores, bem como para promover e desenvolver pesquisas e tratamentos eficazes para a doença.
O evento, que também contou com transmissão simultânea pelo canal da empresa no youtube, teve mais de cinco mil inscritos e cerca de 14 mil visualizações registradas durante a exibição on-line. Entre os participantes, havia muitos que estavam ali pela primeira vez e se mostraram empolgados com os aprendizados que estavam porvir e outros que já participaram de edições anteriores – todos muito engajados e participativos.
“É uma grande alegria ver tantas pessoas engajadas e interessadas em buscar informação de qualidade sobre a saúde do cérebro. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, revela Bárbara Perpétuo, vice-presidente do Supera.
O clima durante as 4h de evento era de muita emoção. Os participantes se envolveram com os temas das palestras e trouxeram relatos tocantes nas redes sociais.
Ao todo foram exibidas oito palestras sobre temas relacionados à Doença de Alzheimer, tais como:
- Diagnóstico precoce;
- Avanços e tratamentos;
- Fatores de risco modificáveis;
- Plano Nacional de Demências;
- Humanização e promoção da qualidade de vida em residenciais sênior;
- Direitos Jurídicos da pessoa com demência;
- A importância da convivência entre gerações para pessoas com Doença de Alzheimer
Cada assunto foi trabalhado por grandes nomes da área da saúde como a Profa. Dra. Sonia Maria Dozzi Brucki (Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP); a Dra. Jerusa Smid (Hospital Emílio Ribas e Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP); Profa. Dra. Claúdia Suemoto (Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Dr. Leandro Minozzo (Coalizão Nacional pelas Demências CoNaDe); Dr. Felipe Vecchi, Diretor Médico dos Residenciais Cora e Vivace; Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva (GNCC HC-FMUSP e EACH-USP) – que é parceira do Supera – e do direito: a Dra. Alexsandra Manoel Garcia.
Turma da Mônica na Prevenção das Demências
O ponto alto do evento, em 2025, foi o lançamento da Cartilha Educativa: EnvelheCiência e Turma da Mônica na Prevenção das Demências, uma iniciativa do Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se uniu ao Instituto Mauricio de Sousa. Sob o comando da profa. Dra. Márcia Cominetti (Universidade Federal de São Carlos), a cartilha tem por objetivo sensibilizar diferentes públicos sobre a importância da prevenção desde a infância por meio da leitura e linguagem lúdica dos personagens.
Para anunciar a cartilha, subiram ao palco Mônica, Magali, Milena, Cascão e Cebolinha, empolgando a plateia num encerramento apoteótico. Para o diretor de relações públicas do Supera, Luiz Moraes, participar de um projeto como esse é cuidar do futuro. “Saúde do cérebro é um assunto para a família toda, precisamos levar o tema para todas as idades e conscientizar as pessoas da importância de adotar estratégias de prevenção”, afirma.
Após o encerramento o grupo ainda saiu em uma caminhada de conscientização pela avenida Paulista a fim de chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde do cérebro e da prevenção da Doença de Alzheimer.
Perdeu o evento ou quer rever algum trecho? Assista aqui a gravação!