Evento é referência na área de longevidade e reunirá profissionais de peso para o setor durante três dias.
O Supera – ginástica para o cérebro vai marcar presença no 24º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que acontece entre os dias 3 e 5 de abril no Minas Centro, em Belo Horizonte (MG). Esta será a primeira participação da empresa no evento.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o congresso é uma referência quando o assunto é longevidade e qualidade de vida da população 60+.
O tema desta edição, “Envelhecimento e Tecnologia: uma parceria entre gerações”, abordará o impacto da tecnologia na saúde, na assistência, na vida das pessoas idosas e na sociedade como um todo.
A metodologia exclusiva do Supera tem muito a contribuir para esse debate. “O Supera tem um forte compromisso com a ciência e com a divulgação de informações de qualidade, por isso nossa participação nesse evento é tão importante. O método é essencial para idosos que buscam qualidade de vida e longevidade, mantendo o cérebro ativo e saudável. Ele proporciona benefícios significativos, como melhora da concentração, da memória e da independência”, explica Bárbara Perpétuo, vice-presidente do Supera.
Por isso a marca estará presente com um estande, onde poderão ser experimentadas as ferramentas da metodologia, como jogos, ábaco e livros com exercícios, e também com um simpósio:
- Tema: Supera: Estimulação cognitiva e longevidade ativa;
- Data: 05.04;
- Horário: 12h30;
- Onde: Sala Mariana – Auditório D;
- Palestrantes: Profa. Dra. Thais Bento e Patrícia Lessa.
Será um momento de atualização científica sobre estimulação cognitiva e longevidade ativa, com foco na pessoa idosa saudável. O simpósio apresentará as principais novidades científicas da literatura, destacando os avanços no campo das neurociências do envelhecimento e das intervenções cognitivas de longa duração que dialogam com a Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030.
Além disso, haverá uma apresentação interativa sobre o Supera, proporcionando uma experiência prática com os participantes. Para tornar momento ainda mais especial, ao final do simpósio, será realizado um sorteio de brindes.
Mudança na pirâmide etária exige mais reflexão sobre o envelhecimento
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de idosos na população brasileira quase dobrou, passando de 8,7% em 2020 para 15,6% em 2023, o que representa 33 milhões de pessoas idosas.
A projeção para 2070 é que quase 38% dos brasileiros serão idosos, totalizando 75,3 milhões de pessoas.
Esses números reforçam a necessidade de novas estratégias que promovam independência, autonomia e qualidade de vida, com a tecnologia desempenhando um papel essencial na longevidade.
A inversão da pirâmide etária no Brasil já é uma realidade, e o Supera percebe essa mudança diariamente em suas unidades. Atualmente, mais de 70% dos alunos são pessoas com 60 anos ou mais, que buscam qualidade de vida e longevidade por meio da estimulação cognitiva.
Serviço
O Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG 2025) acontece de 3 a 5 de abril no Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30190-001).