Supera – Ginástica para o Cérebro

Alunos do Supera estão no Pequenos Gênios pelo segundo ano consecutivo

Alunos do Supera estão no Pequenos Gênios pelo segundo ano consecutivo - Supera - Ginástica para o Cérebro

Pelo segundo ano consecutivo o Supera estará no Pequenos Gênios, quadro do programa Domingão com Huck, na TV Globo, que revela jovens talentos com capacidade intelectual acima da média. 


O  Supera terá  – pelo menos – três estudantes participando da edição 2025, representando: Araraquara (SP), Camaçari (BA) e Caxias do Sul (RS).  Os estudantes selecionados têm altas habilidades/superdotação e são membros da Mensa Brasil – associação de alto QI, parceira da marca. 

Em 2024, Kaíque Hout Kryzanowski, 11 anos, aluno do Supera Timbó (SC) foi um dos vencedores do quadro. O menino também é identificado como superdotado e contou como o método o ajudou na conquista. 

“A partir do método, foi possível aperfeiçoar as habilidades do Kaique, incentivando também as suas potencialidades como o raciocínio lógico. Ele gosta de se sentir desafiado e o Supera traz essa possibilidade com o seu material, em especial com o ábaco” , conta a mãe de Kaíque, Márcia Hout.

A inscrição das crianças acontece por meio de indicação do Supera, que identifica potenciais talentos. Em 2025 dois dos três participantes são membros da Mensa  Brasil  – associação para pessoas com alto QI – com a qual temos parceria. 

Supera e altas habilidades 

O QI é apenas um dos aspectos a serem considerados na identificação da superdotação.  Indivíduos considerados superdotados, apresentam também intensidade emocional, perfeccionismo, baixa tolerância à  frustração, velocidade de raciocínio e aprendizagem acelerada.

No Supera, estudantes com esse perfil são beneficiados pela metodologia, que atende a três necessidades básicas de uma pessoa superdotada: novidade, variedade e o grau de desafio crescente. “Buscamos atingir desenvolvimento máximo de cada aluno, analisando o desempenho de forma individualizada, considerando a sua produção anterior, o grau de desafio oferecido e a potencialidade do indivíduo”, explica Patrícia Lessa, diretora pedagógica do Supera. 

Sair da versão mobile