Trata-se de uma sobremesa fácil de preparar, saudável, gostosa, natural e sem glúten, que contém nutrientes para o bom funcionamento do cérebro? É verdade. Existe!
Ingredientes: Banana, blueberry, amêndoas, canela e linhaça.
Modo de preparo: coloque as bananas maduras e picadas em um prato, com um pouco de blueberry e salpique a linhaça com a canela para finalizar. Quem tem dotes culinários mais desenvolvidos pode transformar a receita em uma deliciosa torta, como esta da foto.
2014Como os ingredientes desta receita vai contribuir para a saúde do seu cérebro?
- Blueberry: ameniza os efeitos de doenças do cérebro relacionadas à idade, melhora a capacidade de aprendizagem, melhora a memória e a concentração, estimula o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro.
- Banana: Fornece energia e eletrólitos para o cérebro, melhora as funções cognitivas, protege o cérebro de danos oxidativos, ajudam a melhorar o humor e a manter o equilíbrio.
- Amêndoa: ajuda a prevenir declínio cognitivo relacionado à idade, melhora a memória e o aprendizado, aumenta a atenção.
- Canela: Aumenta a atividade do cérebro, alivia a tensão nervosa e evita perda de memória, reduz riscos de doença do Alzheimer.
- Linhaça: rica em gorduras do cérebro saudável, constroi e protege os neurônios, regula o ambiente do cérebro, e melhora as funções cognitivas.
Esta receita segue os preceitos da chamada neurogastronomia, que alia conhecimentos da neurociência e culinária, para mexer com as sensações causadas pelos alimentos no cérebro e contribuir para a saúde da mente.
Assim como o corpo, o cérebro precisa de cuidados para manter-se saudável. Além de procurar uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e ginástica cerebral são formas de prevenir doenças associadas ao avanço da idade.
Para quem ainda não conhece, a ginástica cerebral usa desafios com ábaco, dinâmicas e jogos para aumentar a atividade dos neurônios e melhorar funções cognitivas como memória, atenção, concentração e raciocínio, entre outros benefícios socioemocionais,
Fonte do artigo: site americano Roxanas Shomebacking.