SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Seu cérebro está funcionando bem?

Treinar o cerebro na terceira idadeVocê está passando dos 50 anos e não quer ficar parado? Fazer exercícios físicos diariamente, manter bons relacionamentos, ler jornais e assistir aos noticiários são as recomendações mais comuns para aqueles que chegam a esta faixa etária. O que muita gente está descobrindo agora é que uma parte importante do corpo precisa de atenção especial: o cérebro.

Exercitar o cérebro é fundamental para preservar a memória, para continuar aprendendo coisas novas e manter a coordenação motora, funções importantíssimas para manter qualidade de vida.

2015

Isto pode ser feito de diversas maneiras: seu cérebro só precisa ser “alimentado” com novidade, variedade e desafio crescente. Você vai exercitá-lo jogando pôquer, fazendo palavras cruzadas ou jogando dominó, pois essas atividades lúdicas estimulam os neurônios e, consequentemente, desenvolvem o raciocínio lógico e facilidade na resolução de problemas que envolvam sequências e ordenação.

Ábaco, o aliado da terceira idade

A ginástica cerebral também é uma importante aliada do desenvolvimento cerebral. No curso de ginástica cerebral oferecido pelo SUPERA, os alunos aprendem a manusear o ábaco, ferramenta que permite desenvolver a capacidade de fazer cálculos mentais.

“Quanto mais aprofundado for o treinamento com a ferramenta, maiores serão os ganhos em agilidade mental e uso de novos circuitos cerebrais para raciocinar. E esse aprendizado pode ser usado para acelerar outros tipos de raciocínios também porque ajudam a desenvolver novas áreas cerebrais”, comenta a neurocientista e consultora do SUPERA, Dra. Carla Tieppo.

Essa atividade vai, à medida que os treinamentos avançam, manter a capacidade intelectual e evitar o declínio cognitivo. A ginástica cerebral já é reconhecida por neurologistas e geriatras, como forma de se manter mentalmente saudável e, também, de adiar o aparecimento dos sintomas das doenças degenerativas como o Alzheimer.

“Com o SUPERA, melhorei minha coordenação motora e a capacidade raciocínio. Hoje, penso bem antes de fazer as coisas e estou aprendendo a mensurar o ábaco, que era até então, uma incógnita para mim”, conta Tsurumi Kanegai, 60 anos, aluna do SUPERA Osasco.

O ábaco é uma das ferramentas capazes de estimular e melhorar o funcionamento do cérebro. As atividades que estimulam as conexões neuronais mantêm o cérebro ágil e saudável, garantindo uma vida feliz e plena na terceira idade.

Sair da versão mobile