SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Semana da Consciência do Cérebro: tire suas dúvidas sobre ginástica cerebral

Em homenagem à Semana da Consciência do Cérebro, celebrada entre 11 e 15 de março este ano, preparamos para você uma lista de crenças populares e esclarecimentos sobre ginástica cerebral e saúde mental.

1: Os genes determinam o eficácia do cérebro
Fato: Nosso estilo de vida e nosso comportamento influenciam significativamente na plasticidade e na evolução de nosso cérebro

2. Somos o que comemos
Fato: Somos o que fazemos, pensamos e sentimos, mais do que o que comemos

3. Remédios são a melhor opção para o desenvolvimento cognitivo e a saúde mental
Fato: Intervenções não invasivas podem ter benefícios comparáveis e até mais duradouros, além de não apresentarem efeitos colaterais.

4. Não há nada que possamos fazer para evitar o Alzheimer e a perda das funções cerebrais
Fato: Embora ainda não tenha sido comprovado que podemos evitar o Alzheimer, muitas pesquisas mostram que é possível adiar o surgimento dos sintomas da doença durante anos, um resultado muito significativo e que deve ser devidamente valorizado.

2013

5. Se eu desenvolver bem uma área do cérebro, desenvolverei o cérebro como um todo
Fato: O cérebro é composto por inúmeros circuitos neurológicos que suportam uma grande variedade de funções cognitivas, emocionais e executivas. Usar ou exercitar apenas uma (como a memória) não será de muita ajuda.

6. Treinamento cerebral pode ajudar a reverter sua “idade mental” Fato: “Idade mental” é ficção. Algumas funções do cérebro tendem a evoluir e algumas declinam quando envelhecemos. E existem variações consideráveis entre um indivíduo e outro, que só aumentam à medida que as pessoas envelhecem.

7. Ginástica cerebral não funciona.
Fato: Ginástica cerebral, feita de forma adequada, melhora as funções cerebrais de forma a melhorar, inclusive, os resultados do mundo real.

8. Treinamento cerebral pode ser feito com uso de videogames
Fato: É verdade, existem evidências de que algumas formas de meditação, terapia cognitiva, treinamento cognitivo e biofeedback ajudam no desenvolvimento do cérebro. Interagir com mídias, como os videogames, também pode contribuir, mas é importante distinguir o objetivo de cada jogo e o caminho que ele usa para desenvolver cada função do cérebro.

9. Saúde do coração é saúde cerebral
Fato: Sim, a saúde do coração contribui significativamente para a saúde do cérebro e vice-versa. O coração e o cérebro são órgãos cruciais, com suas funções e intervenções preventivas e terapêuticas. Mas o que precisamos saber agora é que avançamos em saúde cerebral na última década o que a saúde cardiovascular avançou ao longo de várias décadas.

10. Enquanto meu cérebro está funcionando bem, por que eu deveria dar atenção a ele?
Fato: Pela mesma razão que você tem de abastecer seu carro e trocar o óleo regularmente, porque assim ele funciona melhor e por muito mais tempo.

Sair da versão mobile