SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Saúde em evidência na SMC

Por Bárbara Rocha

A mídia nacional deu destaque este mês para as ações da franquia SUPERA na Semana Mundial do Cérebro, que aconteceu entre os dias 16 e 22. Lançada há duas décadas pela entidade americana Dana Foundation, a campanha tem apoio de diversas instituições ligadas à educação, saúde e ciência.

Em Palmas, a celebração foi noticiada no Bom dia Tocantins, da TV Globo. Em Catanduva (SP), a mídia local divulgou a campanha mundial no jornal O Regional, Notícia da Manhã e também nos programas de televisão Nova Manhã e Boa Notícia, transmitidos respectivamente pela Nova TV e pela TV Imaculada.

No Jornal A Crítica de Manaus, a Semana Mundial do Cérebro ganhou uma página inteira, que falou sobre memória, Alzheimer e ginástica para o cérebro como forma de prevenir doenças degenerativas. Ao todo, foram 20 inserções do SUPERA sobre este assunto.

Minas e Nordeste exercitam o cérebro na Semana Mundial

Idosos de Parnamirim experimentaram a ginástica cerebral de perto no parque Jaqueira

Em Minas Gerais, as unidades em Belo Horizonte – Caiçara, Buritis e Savassi – comemoraram a data com alunos do 2º ao 5º ano do colégio Franciscano Sagrada Família. O SUPERA levou alguns jogos para a criançada exercitar o cérebro no intervalo das aulas.

2015

“As crianças adoraram os jogos. Nosso objetivo foi promover o lúdico e fazer os alunos experimentarem a emoção de ativar os circuitos do cérebro”, diz Marco Aurélio, professor do SUPERA Caiçara.

O SUPERA Uberlândia realizou, no dia 18, o “Encontro Reflexivo Saúde Qualidade de Vida”, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento reuniu dezenas de participantes em três palestras ministradas por especialistas na área da saúde e ginástica cerebral.

O Nordeste também marcou presença na Semana do Cérebro. Em Parnamirim, bairro da cidade do Recife (PE), a escola de ginástica cerebral promoveu uma oficina ao ar livre no parque Jaqueira, área central da cidade, nos dias 16 e 17. Nesse dia, crianças, adultos e idosos experimentaram os jogos que fazem parte da metodologia SUPERA e colocaram o cérebro para trabalhar.

Já em São José do Rio Preto, os alunos do SUPERA foram surpreendidos com uma série de vídeos para desafiar o cérebro. As crianças assistiram a um vídeo sobre ilusão de ótica. Para os adultos, a unidade selecionou vídeos explicativos sobre o cérebro, enquanto a terceira idade inventava poesias que trouxessem boas lembranças.

“Explicamos a parceria com a Dana Foundation para cada turma e a importância da Semana do Cérebro”, acrescenta a diretora franqueada Luciana F. Rodrigues.

Crianças do Clube de Campo Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes organizou uma série de atividades no Clube de Campo Mogi das Cruzes, que mobilizou dezenas de crianças e idosos para testarem seu cérebro.

Em Belém, a unidade de Nazaré promoveu uma palestra direcionada à terceira idade sobre os cuidados com o cérebro nesta fase da vida, que contou com mais de 100 pessoas.

Estas e outras ações marcaram a semana na rede SUPERA. Assim, SUPERA cumpriu seu papel de conscientizar a população sobre a importância das pesquisas da neurociência e os cuidados com a saúde do cérebro em todas as idades.

Sair da versão mobile