SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Criatividade – Quem faz ginástica cerebral é mais criativo

Para Albert Einstein, um dos maiores físicos da história, “a criatividade é a inteligência se divertindo”. Na sala de aula do SUPERA, crianças, jovens, adultos e idosos exploram e estimulam a criatividade de maneiras diferentes.

Em Bacabal (MA), a aluna do SUPERA Teresinha de Jesus, 73 anos, esbanjou criatividade em forma de poesia:

“Quinta-feira.

Finalmente!!!

Demorou…

Porque a pressa?

Alguém perguntou.

É o dia do SUPERA, eu respondi.

E estou aqui.

Companheirismo, brincadeiras, aprendizado.

Nosso cérebro turbinado.

Tem algo melhor?

Sim!!!

A alegria da nossa orientadora

Nossa querida professora Cibele”.

Em Diamantina (MG), a terceira idade alegrou ainda mais o Carnaval e fez ginástica cerebral, com marchinhas produzidas pelos próprios alunos:

2016

Maria Célia Cavalcanti:

https://metodosupera.com.br/wp-content/uploads/2016/06/SUPERA-Diamantina-Maria-Célia-Cavalcanti-Gonçalves-2.mp3?_=1

Maria Goretti Rocha Canut:

https://metodosupera.com.br/wp-content/uploads/2016/06/SUPERA-Diamantina-Maria-Goretti-Rocha-Canuto-online-audio-converter.com_.mp3?_=2

 

Aluno SUPERA sabe compor marchinhas, fazer poesia e escrever um bom enredo. Em Nova Friburgo (RJ), o exercício do Roteiro de Aula desafiou os alunos a escrever um texto ou poesia utilizando as seguintes palavras: SUPERA, amizade, simpatia, família, harmonia, sincero, respeito.

Confira o resultado dessa ginástica cerebral:

“Vivo ao vir ao SUPERA,

E fazer parte de uma família feliz!

O ambiente é de harmonia invejável,

Onde se faz uma amizade adorável!

Profissionais esbanjam simpatia,

E a professora Deborah transpira empatia.

Se acerto, recebo sincero elogio,

Mas se erro, não falta respeito.

Por isso, trago no peito,

Pelo SUPERA, grande amor e respeito”, Dorotéa Erthal, aluna do SUPERA Nova Friburgo (RJ).

Exercitando o cérebro, é possível potencializar a criatividade e o pensamento lateral, com essas habilidades iremos nos adaptar ao mundo em transformação e contribuir para tais mudanças. Podemos descobrir novas maneiras de lidar com as adversidades do dia a dia, seja no trabalho, na escola ou na interação social. Criatividade é a capacidade de se criar ser algo novo ou original.

O pensamento lateral é essencialmente caracterizado pela aptidão de inovar, de arriscar novas estratégias e se refere ao hábito de olhar o mesmo problema por diversos ângulos. Caracteriza-se pela capacidade de testar suposições, de gerar novas ideias e eliminar os bloqueios mentais. Leva-nos a quebrar paradigmas e é uma habilidade que podemos treinar e desenvolver.

A criatividade deve ser estimulada em qualquer área da vida. Ser criativo é pensar de forma diferente, ser original, não seguindo as normas pré-estabelecidas e nunca imitando o que já foi feito milhares de vezes.

Confira a criatividade das crianças no SUPERA, aqui.

Sair da versão mobile