SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Quais são as ferramentas do SUPERA?

Que o SUPERA é uma ferramenta completa de treinamento cognitivo você já sabe, mas quais são as ferramentas usadas pelo método de ginástica para o cérebro?

Antes de falar sobre as ferramentas do SUPERA, precisamos entender a sua aplicação em diferentes níveis.

No SUPERA os recursos usados por milhares de alunos em todo o Brasil são criados por um time de pedagogos e baseado em neurociência com foco em desenvolver habilidades específicas que garantem um maior desempenho cognitivo para diferentes faixas etárias.

São elas: a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora.

A constância da prática por meio de duas horas de treino por semana garante ainda desenvolvimento das funções executivas, que são habilidades que nos ajudam a focar em múltiplos fluxos de informação ao mesmo tempo, monitorar erros, tomar decisões com base nas informações disponíveis, rever planos, se necessário, e resistir à tentação de deixar a frustração nos conduzir a ações precipitadas.

De modo geral, as funções executivas são preditoras do sucesso em todos os âmbitos: profissional, pessoal e social.

Desde que as funções cognitivas e executivas passaram a ser estudadas em diferentes contextos, compreende-se três dimensões diferentes que abrangem nossas funções executivas, são elas:

— Memória de Trabalho: envolve a capacidade de manter as informações obtidas na mente, permitindo o seu uso durante a execução de uma tarefa, para fazer uma ponte entre as ideias, estabelecer prioridades e manter o foco.

A memória de trabalho é ativada, por exemplo, nos principais processos de alfabetização na infância, como no desenvolvimento da leitura, realização de contas e na vida adulta, com a nossas relações interpessoais.

— Flexibilidade Mental: envolve a capacidade de mudança de comportamento diante de obstáculos e a capacidade de mudança de perspectiva; permite o pensamento criativo.

Ex.: Uma ligação que acontece todos os dias e que, em determinado momento, não acontece mais. Ter boa flexibilidade mental é imaginar as hipóteses plausíveis do motivo pelo qual a ligação não aconteceu e não se desesperar com pensamentos negativos.

— Controle Inibitório: traz à tona os processos de controle do comportamento, da atenção e dos nossos pensamentos/emoções.

Essa função permite a inibição dos comportamentos ou de rotinas “automáticas” e a prática de rotinas mais controladas.

Ex.: Em um ambiente de estudo, inibir a vontade de checar o celular, se distrair com colegas em volta ou fazer outras atividades que distraiam do foco principal; são ações que configuram um bom funcionamento das funções executivas.

Curioso para saber Quais materiais são usados pelo SUPERA? Antes de falar sobre os nossos recursos precisamos entender que as funções executivas organizam nossas capacidades dentro do cérebro.

Essas capacidades englobam: priorizar objetivos, poder de decisão sobre o início das propostas apresentadas, planejamento das etapas de execução, monitoramento dessas etapas, comparando-as com o modelo inicial proposto, mudança do modelo e avaliação do resultado.

Todas as nossas ações e não ações são pensadas através das funções executivas e são resultado do nosso processamento cerebral. Mas afinal, quais ferramentas são usados pelo SUPERA? Conheça alguns recursos que fundamentam a ginástica para o cérebro:

Ainda em dúvida sobre quais ferramentas são usados pelo SUPERA? Essas são apenas algumas das atividades do SUPERA que inclui ainda discussões que favorecem o desenvolvimento de pensamento plural, soft skills ou novas habilidades, além do desenvolvimento de habilidades comportamentais para crianças, jovens e adultos em um mundo que muda a todo instante.

Aproveite e clique aqui para agendar sua experiência SUPERA e conhecer mais sobre as 6 ferramentas pedagógicas do método pioneiro em ginástica para o cérebro!

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