Que o SUPERA é uma ferramenta completa de treinamento cognitivo você já sabe, mas quais são as ferramentas usadas pelo método de ginástica para o cérebro?
Antes de falar sobre as ferramentas do SUPERA, precisamos entender a sua aplicação em diferentes níveis.
No SUPERA os recursos usados por milhares de alunos em todo o Brasil são criados por um time de pedagogos e baseado em neurociência com foco em desenvolver habilidades específicas que garantem um maior desempenho cognitivo para diferentes faixas etárias.
São elas: a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora.
A constância da prática por meio de duas horas de treino por semana garante ainda desenvolvimento das funções executivas, que são habilidades que nos ajudam a focar em múltiplos fluxos de informação ao mesmo tempo, monitorar erros, tomar decisões com base nas informações disponíveis, rever planos, se necessário, e resistir à tentação de deixar a frustração nos conduzir a ações precipitadas.
De modo geral, as funções executivas são preditoras do sucesso em todos os âmbitos: profissional, pessoal e social.
Desde que as funções cognitivas e executivas passaram a ser estudadas em diferentes contextos, compreende-se três dimensões diferentes que abrangem nossas funções executivas, são elas:
— Memória de Trabalho: envolve a capacidade de manter as informações obtidas na mente, permitindo o seu uso durante a execução de uma tarefa, para fazer uma ponte entre as ideias, estabelecer prioridades e manter o foco.
A memória de trabalho é ativada, por exemplo, nos principais processos de alfabetização na infância, como no desenvolvimento da leitura, realização de contas e na vida adulta, com a nossas relações interpessoais.
— Flexibilidade Mental: envolve a capacidade de mudança de comportamento diante de obstáculos e a capacidade de mudança de perspectiva; permite o pensamento criativo.
Ex.: Uma ligação que acontece todos os dias e que, em determinado momento, não acontece mais. Ter boa flexibilidade mental é imaginar as hipóteses plausíveis do motivo pelo qual a ligação não aconteceu e não se desesperar com pensamentos negativos.
— Controle Inibitório: traz à tona os processos de controle do comportamento, da atenção e dos nossos pensamentos/emoções.
Essa função permite a inibição dos comportamentos ou de rotinas “automáticas” e a prática de rotinas mais controladas.
Ex.: Em um ambiente de estudo, inibir a vontade de checar o celular, se distrair com colegas em volta ou fazer outras atividades que distraiam do foco principal; são ações que configuram um bom funcionamento das funções executivas.
Curioso para saber Quais materiais são usados pelo SUPERA? Antes de falar sobre os nossos recursos precisamos entender que as funções executivas organizam nossas capacidades dentro do cérebro.
Essas capacidades englobam: priorizar objetivos, poder de decisão sobre o início das propostas apresentadas, planejamento das etapas de execução, monitoramento dessas etapas, comparando-as com o modelo inicial proposto, mudança do modelo e avaliação do resultado.
Todas as nossas ações e não ações são pensadas através das funções executivas e são resultado do nosso processamento cerebral. Mas afinal, quais ferramentas são usados pelo SUPERA? Conheça alguns recursos que fundamentam a ginástica para o cérebro:
- Ábaco — Para podermos ser bem-sucedidos nas nossas tarefas diárias, é necessário ter foco e concentração. O ábaco é uma ferramenta oriental que nos ajuda a desenvolver a capacidade de nos concentrarmos em nossas atividades com qualidade, aprendendo a ignorar os fatores que desviam nossa atenção. Para usar o ábaco para efetuar cálculos, precisamos nos concentrar na tarefa. A prática dessa atividade em sala de aula fortalece os neurônios e as ligações entre eles, refletindo em resultados positivos nas atividades de cada dia. Através da variação da técnica para usar o ábaco, os alunos estimulam a memória, o raciocínio lógico e a rapidez de pensamento.
- Exercícios cognitivos — Estas tarefas foram reunidas em apostilas intituladas “Abrindo Horizontes”, que contêm um amplo conjunto de exercícios para o cérebro, que também incentivam habilidades como a atenção, concentração, interpretação de leitura, raciocínio lógico-matemático, pensamento lateral, inventividade, capacidade de análise e síntese e pensamento estratégico para a tomada de decisões. A dificuldade aumentando, introduzida segundo o desempenho do aluno, ativa o sistema de recompensa do cérebro, gerando uma sensação de bem-estar e prazer, contribuindo para a autoconfiança e a autoestima dos alunos.
- Jogos pedagógicos — Os jogos são uma forma estimulante de mostrar ao aluno os benefícios que ele obtém de forma cognitiva e de habilidades para a vida. Esses jogos ajudam a desenvolver destrezas como lógica matemática, raciocínio lateral, criatividade, estratégias, análise e síntese, competência e trabalho em grupo em um ambiente saudável. Esta é uma grande diferença entre jogar em casa ou no SUPERA. Na franquia, os educadores conectam o jogo e as habilidades por meio de histórias do dia a dia.
- Dinâmicas em grupo — Para atingir êxito na vida acadêmica, profissional ou pessoal é vital possuir — além de bons registros, atenção e concentração — habilidades socioemocionais. No método SUPERA, as dinâmicas têm o intuito de incentivar o contato intra e interpessoal, a fala dos estudantes, a faculdade de liderança, alterações de postura, a entusiasmo e atitudes benéficas.
- Neuróbicas — Variar como executamos nossas tarefas no dia-a-dia é praticar neuróbica. Quando lavamos os dentes com a mão não acostumada, tomamos banho à noite com a luz apagada ou trocamos o mouse de lado no computador, exigimos mais do tato do que da visão, o que significa desafiar o cérebro a sair da zona de segurança. No SUPERA, os alunos também realizam atividades neuróbicas, ministradas pelo educador durante aula. Um bom exemplo é anotar os resultados das contas feitas no ábaco em números romanos.
- Jogos Online – Os estudantes podem praticar o cérebro no SUPERA Online, uma plataforma virtual de jogos que promove cinco habilidades cerebrais: concentração, linguagem, agilidade de pensamento, percepção visual e memória. O método opera com um instrutor virtual que recomenda atividades com base no perfil cognitivo de cada aluno e acompanha o seu progresso para propor novos conjuntos de exercícios.
Ainda em dúvida sobre quais ferramentas são usados pelo SUPERA? Essas são apenas algumas das atividades do SUPERA que inclui ainda discussões que favorecem o desenvolvimento de pensamento plural, soft skills ou novas habilidades, além do desenvolvimento de habilidades comportamentais para crianças, jovens e adultos em um mundo que muda a todo instante.