O modo como as crianças aprendem já não é mais como era antes. Hoje, com diversos estímulos e metodologias de ensino ativas, começamos a entrar em contato com algo conhecido como protagonismo infantil. Você já ouviu falar desse conceito?
Dar às crianças o espaço necessário para que elas se sintam importantes e capazes de mudar a sua realidade são apenas algumas características dessa iniciativa. Se você gostou da ideia, está na hora de saber mais sobre esse assunto. Fique de olho!
Você sabe o que é protagonismo infantil?
Apesar de estar direcionada ao teatro, ao cinema e aos livros, protagonismo se apresentou como o termo ideal para se referir à condição que as crianças vêm assumindo em relação ao seu desenvolvimento — o protagonismo infantil.
Mas, o que é isso, afinal? De uma forma bem simples, significa incluir os pequenos como os principais agentes do seu próprio desenvolvimento, aprendizado e interação com o mundo. Assim, eles têm a oportunidade de desenvolver, desde pequenos, um senso de pertencimento e de capacidade para influenciar o meio no qual está inserido.
Ele atua principalmente no encorajamento, na autonomia e no espaço que é oferecido para desenvolver a criança. Assim, em vez de oferecer uma realidade cheia de regras prontas e limites rígidos, você pode envolver a criança no que seriam boas decisões de limites e regras, por exemplo.
Qual a relevância do protagonismo para a criança?
À essa altura você deve estar se perguntando por que isso é importante. Na verdade, o protagonismo infantil é uma maneira de estimular o desenvolvimento do cérebro infantil para a resolução de dilemas que são reais. O que acha de conhecer as vantagens dessa prática?
- mais empatia com os demais e respeito às diversidades;
- o desenvolvimento de um senso de pertencimento à sociedade;
- mais noção de cidadania e da importância da participação individual na sociedade;
- incentivo ao desenvolvimento saudável de habilidades sociais e interpessoais;
- um aumento da autoestima e do autoconhecimento;
- melhor controle emocional e capacidade de resolver problemas.
Como incentivar o protagonismo na educação infantil?
Levar isso para a prática da vida de uma criança não precisa ser difícil. Inclusive, pode ser incorporado por meio de pequenos estímulos feitos pela família e também pela escola. Você pode partir de alguns pontos centrais:
- escuta ativa — cada criança se comunica de um jeito e entender o que elas estão tentando dizer por trás da fala vai ajudar a captar melhor suas necessidades;
- curiosidade — crianças são curiosas e ao alimentar essa característica nelas, você incentiva uma personalidade mais ativa e determinada, desbravadora e corajosa;
- ambientes educativos — os pequenos estão aprendendo o tempo todo, por isso, os espaços que eles frequentam devem ser seguros para questionar, experimentar e brincar livremente;
- autoconhecimento — o corpo, os sentimentos, a autoimagem, a história familiar, todas essas são fontes enriquecedoras de autoconhecimento que a criança pode e deve explorar;
- convívio com a diversidade — o mundo não é uma ilha, mas uma aldeia, repleta de diversidades, e promover essa interação vai ensinar ao seu filho sobre respeito, empatia e relacionamentos;
- consciência global — a criança precisa desenvolver desde cedo o senso de que tudo que ela faz afeta o mundo todo, por isso, ela precisa tomar decisões conscientes todos os dias.
Como você deve ter percebido, não é assim tão difícil começar a estimular o protagonismo infantil, não é mesmo? Pode ser desafiador, mas é igualmente prazeroso. No momento em que você começar, vai perceber que as crianças são naturalmente preparadas para isso, fazendo com que fiquemos mais confortáveis com o processo.
Gostou do que viu? Então, que tal descobrir mais sobre o Desenvolvimento do Cérebro?