Mais conhecido como Profº Pier, sua popularidade na área da educação se deve aos livros publicados que tratam do tema inteligência, destinados a educadores, pais e alunos. Além disso, Pier tornou-se respeitado no país como professor de cursinhos pré-vestibular, já tendo preparado mais de 100 mil alunos.
Para o especialista, a inteligência é uma competência que pode ser aprendida, enquanto a prática e a leitura são condições essenciais para alcançá-la.
2014“Inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas. Mas o estudo deve ser individual e sempre no mesmo dia da aula. O aluno deve praticar o que aprendeu em sala, escrevendo para aprender e memorizar o conteúdo explicado pelo professor’’, afirma.
Pierluigi Piazzi disse, durante a palestra, que o papel das instituições de ensino deve ser o de formar estudantes e não massacrá-los com horas e horas de aula, como vem acontecendo no país.
Segundo ele, esta é uma das razões pelas quais o Brasil tem registrado notas baixas em exames internacionais como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Mês passado, o Brasil ficou em penúltimo lugar neste ranking global de educação que comparou cerca de 40 países, ficando a frente apenas da Tailândia.
Declaradas como super potências da educação, a Finlândia e a Coréia do Sul lideraram o ranking.
‘’A Finlândia, que ocupa o primeiro lugar, nos dá uma lição importante ao priorizar o ensino em tempo integral, no qual os alunos assistem às aulas durante a manhã e se dedicam às leituras e estudos pela tarde’’, explica Pier.
O grande diferencial da metodologia brasileira para outros países é justamente a falta de hábito de estudar após o período de aula. Treinar a escrita é fundamental para fixar o conteúdo, porque dessa forma o estudante pratica a aplica diariamente a teoria.
O SUPERA propõe aos estudantes mais eficácia na hora dos estudos, com o desenvolvimento das habilidades cognitivas, tais como atenção, concentração, foco e raciocínio, a partir dos exercícios para o cérebro.
O desenvolvimento cognitivo torna o estudo muito mais eficaz, pois com os exercícios para o cérebro o aluno pode melhorar nos estudos, com resultados efetivos no vestibular.
Assim como o treino dos músculos se torna um hábito, a prática dos exercícios para o cérebro se torna cada vez mais primordial para melhorar o desempenho cerebral na hora dos estudos.