O curso para sessenta professores da Rede Pública Municipal de Ensino de São José dos Campos, SP, teve início em maio deste ano.
Aproximadamente cinco meses depois, todos concluíram o Curso de Capacitação do Supera, ministrado especialmente para esse público. A aula de encerramento foi na última quinta-feira, 15. Os encontros aconteceram semanalmente durante duas horas e meia, totalizando a carga horária de trinta e duas horas e meia de atividades.
Os educadores do ensino fundamental, séries iniciais e finais, ficaram surpresos com o progresso pessoal e profissional por eles atingido em tão pouco tempo. O resultado: solicitaram à Secretaria Municipal de ensino a continuidade do curso.
2009“Antes de iniciar a capacitação, não concebia a ideia sobre a utilização de um ábaco e o curso mostrou-me que é possível usar esta ferramenta milenar, de modo a explorar todo o potencial de quem o manuseia, que por vezes, não fica explicitado no ensino convencional da matemática. Com isso, posso afirmar que após esta capacitação, meus conceitos em vários aspectos da minha vida profissional e pessoal foram revistos, pois passei a olhar para a situação de aprendizagem, com olhos de quem aprende. A questão mais importante que marcou minha passagem por essa capacitação foi aprender a importância da disciplina, como fator determinante para eliminar a preguiça mental”, afirma a professora Valkiria Silva Souza, aluna da capacitação.
A Orientadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos, Maria Helena Nahine Cursino, também participou do treinamento. “O modo como o curso faz a gente pensar é ótimo, mexe com o raciocínio dos professores. Eles estão com a cabeça mais aberta e passam isso para a metodologia aplicada em sala de aula, contribuindo muito para a qualidade da aprendizagem dos estudantes”, conclui Maria Helena.