Para as crianças, o início do ano ainda é sinônimo de férias e descanso. E a melhor parte disso é que, atividades de lazer são fortes aliadas do cérebro, porque elas ajudam a estimular a memória, o raciocínio e a criatividade.
Sem as preocupações com a rotina de estudos, elas podem exercitar seus neurônios brincando e começar o ano novo com o cérebro funcionando em alta performance.
Tanto as crianças quanto os adultos podem procurar jogos de tabuleiro, jogos virtuais e brincadeiras em grupo que divertem desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais importantes para a vida prática.
2015O Sudoku, por exemplo, é um jogo específico para o cérebro que ajuda a desenvolver o raciocínio numérico, a atenção e a percepção visual. O tangram estimula a percepção viso-espacial, pois faz com que a pessoa crie uma imagem mental do resultado final a ser alcançado, enquanto busca as jogadas necessárias.
Uma criança estimulada no período de descanso estará mais ágil para as atividades escolares do próximo ano e terá também a chance de um rendimento maior.
É visível o desempenho daqueles que recebem estímulo de leitura e jogos em casa e, principalmente, na companhia dos pais, porque também estreitam os vínculos e desenvolvem capacidade de cultivar bons relacionamentos.