O cérebro precisa ser exercitado? O órgão mais importante do corpo humano precisa de estímulos e desafios regulares para melhorar e manter suas habilidades. Apenas aprender algo uma vez não é suficiente, pois se esse aprendizado não for exercitado o cérebro irá descartá-lo.
A neurocientista do SUPERA, Livia Ciacci, explica que o cérebro tem a capacidade de se reorganizar continuamente, moldando-se em resposta às experiências e aprendizados – ou seja, os estímulos. O exercício cerebral, como a aprendizagem constante de habilidades variadas, estimula essa reorganização, fortalecendo as conexões neuronais e criando caminhos.
“Nas crianças, os exercícios como resolução de quebra-cabeças, ábaco, jogos mentais e aprendizado contínuo, fortalecem as funções executivas do cérebro que ainda estão em desenvolvimento nessa fase, como o planejamento, a tomada de decisões, a resolução de problemas e o controle inibitório”, lembrou.
Já para os jovens, adultos e idosos, são três grandes benefícios:
- Bem-estar emocional: pois a saúde mental está intrinsecamente ligada à saúde cerebral. Estimular o cérebro por meio de atividades que proporcionam prazer e desafio pode melhorar o humor, reduzir o estresse e promover o bem-estar emocional.
- Adaptação a novas situações: um cérebro com mais repertório é mais ágil na adaptação a novas situações e na aprendizagem de novas informações. Isso é essencial em um mundo em constante mudança, onde a capacidade de aprender e se adaptar é valiosa.
- Reserva cognitiva e prevenção de declínio cognitivo: desenvolver uma “reserva cognitiva” por meio da estimulação pode ser uma forma de se proteger contra o declínio cognitivo associado a doenças como o Alzheimer. Quanto mais ativo e estimulado o cérebro, maior a sua reserva cognitiva e maior a saúde do cérebro a longo prazo.
O cérebro precisa ser exercitado? O que é a ginástica para o cérebro?
A ginástica para o cérebro é uma prática baseada em exercícios que estimula diferentes áreas do cérebro e potencializa o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas como atenção, concentração, memória, raciocínio lógico, criatividade e autoestima.
A estimulação cognitiva ou ginástica para o cérebro proporciona melhor desempenho, qualidade de vida e longevidade, mantendo o cérebro ativo e saudável. O treino cerebral beneficia todas as idades, desde crianças até pessoas idosas, e ocorre por meio de encontros semanais onde se pratica o ábaco, exercícios cognitivos, jogos, dinâmicas, neuróbicas e atividades online.