A ginástica para o cérebro funciona em diferentes cenários porque oferece ao cérebro estímulos que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente e tem como fundamentos diversos conceitos já comprovados pela neurociência, que baseiam a sua eficácia no desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais.
Um desses fundamentos é a chamada neuroplasticidade, que é a notável capacidade que o cérebro tem de mudar ou de se adaptar por meio de alterações fisiológicas resultantes da interação com o ambiente, ou seja o cérebro consegue se modificar conforme os estímulos que ele recebe, se adequando a eles.
Ou seja, a neuroplasticidade faz com que o sistema nervoso consiga mudar, fazendo adaptações estruturais e funcionais de acordo com o que lhe é apresentado.
Ginástica para o cérebro funciona?
Outro fundamento é o conceito de reserva cognitiva, que é a capacidade do cérebro de tolerar ou lidar melhor com alterações cerebrais.
Essa reserva é como se fosse uma reunião das atividades que praticamos ao longo da vida, sendo assim, sempre que aprendemos algo novo, a cognição é ativada e as reservas vão se formando. Ter reserva cognitiva é importante ao longo de toda a vida e, principalmente, quando a idade avança e a cognição naturalmente começa a ser afetada.
Além destes fundamentos, o método SUPERA trabalha com três pilares básicos em sala de aula: novidade, variedade e desafio crescente em todas as atividades, que fazem com que as funções executivas do cérebro sejam intensificadas e garanta diversos benefícios às habilidades cognitivas e emocionais dos alunos, como atenção, memória, autocontrole, disciplina e criatividade.
Com estes conceitos, os alunos são incentivados a vencerem desafios, encontrarem soluções criativas para seus problemas e a pensar de forma diferente por meio de exercícios que exigem raciocínio, por exemplo. Além do cognitivo, essas atividades também trabalham as habilidades emocionais e sociais.
No SUPERA, todos os meses há uma temática dividida em reflexões semanais em que cada aluno pratica todas as ferramentas em atividades grupais e individuais.
Nas atividades grupais, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, competir, respeitar as regras e a socializar. Já nos exercícios individuais, o aluno possui metas mensais em que ele precisa dar o seu máximo e competir com ele mesmo, sempre respeitando os seus limites.
Dessa forma, o Método SUPERA — Ginástica para o Cérebro, treina alunos de todas as faixas etárias por meio de diversos recursos pedagógicos, como ábaco, jogos de tabuleiro, livros de exercícios cognitivos, dinâmicas em grupo e uma plataforma de jogos online, tudo que o cérebro precisa para se desenvolver.