SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Pesquisa comprova resultados do ábaco

Soroban: uma ferramenta para compreensão das quatro operações

1) Introdução

A utilização do ábaco pode auxiliar na compreensão da contagem e dos algoritmos das operações aritméticas. Com o estudo realizado, elaborou-se uma seqüência didática para o seu uso em sala de aula, enfatizando os aspectos históricos, didáticos e a matemática envolvida objetivando validar estas hipóteses.

2) Procedimentos Metodológicos

Foram sujeitos da pesquisa 25 alunos da quinta série do ensino fundamental do colégio municipal de Camacan, no estado da Bahia, selecionados pela professora regente como sendo os que apresentavam dificuldades de aprendizagem das quatro operações fundamentais com os números naturais.
Para nortear a pesquisa, utilizou-se uma metodologia inspirada na ENGENHARIA DIDÁTICA, elaborando-se uma seqüência onde foram trabalhadas as quatro operações fundamentais utilizando o ábaco.

A seqüência didática foi desenvolvida em uma oficina, distribuída em seis sessões, cuja carga horária foi de 51 horas/aula. Antes de iniciar a oficina foi aplicada uma prova de 31 questões, visando avaliar o nível de conhecimento e o domínio destas operações. Ao término da oficina foi aplicada a mesma prova para avaliar o ganho na aprendizagem.

A análise estatística dos dados foi realizada utilizando-se o pacote SPSS (Statistical Packag for Social Sciense) e o nível de significância utilizado foi 5% (0,05). Foi utilizado o teste t-student para comparar o desempenho médio na prova nos dois momentos e a análise de correlação e regressão para analisar a relação entre esses desempenhos.

2008

3) Resultados e discussão

A Tabela 1 mostra as estatísticas do desempenho dos alunos na prova, nos dois momentos. No pré-teste, a pontuação variou de 7 a 22 pontos, com uma média de 14,4 pontos. Já no pós-teste verifica-se um ganho médio de 45.9%, passando para uma média de 21,1 pontos, com um desvio padrão de 5 pontos, conforme ilustra a FIGURA 2.

O desempenho no pós-teste foi superior conforme o resultado do teste t-student ( t15 = 6,955; p = 0,000). Além disso, foi verificada uma boa correlação no desempenho nos dois momentos (r = 0,671; p = 0,004), sendo que todos os alunos tiveram ganhos positivos conforme ilustra a figura 2.

Na FIGURA 3 observa-se que todos os pontos caem acima da reta da igualdade, bem como que o coeficiente angular é menor que a unidade, 0,8. Isto significa que, em média, os alunos que entraram com menor desempenho no pré-teste foram mais beneficiados do que aqueles que entraram com maior desempenho.

4) Conclusões

A utilização do ábaco auxilia na compreensão da contagem e dos algoritmos das operações aritméticas, uma vez que os alunos fazem a transposição do contexto concreto para a representação com símbolos escritos, entendendo a estrutura posicional do sistema de numeração decimal e não apenas decorando as técnicas operatórias.

Observa-se, ainda, que este recurso auxilia todos os alunos, embora em maior grau àqueles que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, fato que justifica o uso do ábaco no ensino fundamental.

Tabela 1: desempenho dos alunos na prova pré-teste e pós-teste.

n Mínimo Máximo Média Desvio Padrão
Pré-teste 16 7 22 14,44 4,211
Pós-teste 16 10 30 21,06 5,013
Ganho (%) 16 8,3 116,7 45,9 33,5
Ganho=100*(%) (Pós-Pré)/Pré

Figura 2: desempenho dos alunos na prova pré-teste e pós-teste

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Figura 3: desempenho dos alunos na prova pré-teste e pós-teste.

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