O cérebro humano é coberto de mistérios. Na década de 60, mais uma descoberta em relação a este órgão que coordena todas as funções do corpo humano impressionaram a sociedade pesquisadora.
A existência de lateralidade foi comprovada pelo Dr. Roger Sperry por meio de experiências em que os pacientes tiveram as conexões entre os hemisférios do cérebro desfeitas. Pacientes que se sobressaiam em questões ligadas a linguagem, lógica e ao tempo tinham a dominância do lado esquerdo do cérebro, enquanto o direito se ocupava da emoção, imaginação, visão, intuição e orientação espacial.
2012Hoje em dia, se sabe que cada hemisfério isolado ignora as informações às quais o outro lado estava submetido e que jovens e idosos se desenvolvem de maneira diferente. Os mais jovens conseguem desenvolver capacidades semelhantes em ambos hemisférios e os mais velhos apresentam forte separação de funções entre os dois lados do cérebro.
Mas esta afirmação cai por terra quando o cérebro é submetido a ginástica cerebral. É possível que ambos os lados do cérebro possam ser estimulados, permitindo, assim, que suas habilidades sejam potencializadas em qualquer tempo.
Utilizando uma metodologia adequada é possível que uma pessoa que tenha predomínio do lado esquerdo do cérebro também seja criativa, inovadora e se importe com instrumentos musicais ou arte, por exemplo. E alguém predominantemente ‘direito’ consiga interpretar gráficos, fazer análises numéricas e desenvolver planejamentos.
O fato é que na sociedade contemporânea exige-se cada vez mais que o cérebro funcione de maneira integrada. Desenvolver o lado esquerdo e o direito a partir de ginástica cerebral é a melhor maneira de alcançar estas metas.