SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Os benefícios para o cérebro com a prática do ábaco

É do conhecimento de todos que treinar significa adquirir conhecimento, habilidades e competências e que um bom desempenho tanto profissional quanto pessoal é consequência de algumas horas de treinamento. Para um atleta que pratica voleibol, por exemplo, é necessário dedicação de algumas horas por dia para alcançar um bom resultado.

Para alguns treinar significa horas repetindo uma determinada coisa pode parecer bem chato e não eficaz, mas pesquisas apontam que um bom treinamento focado em objetivos e estratégias bem estabelecidas pode ser muito proveitoso e até divertido.

É o caso do treinamento cerebral proposto pelo Método Supera. O criador da metodologia, Antônio Carlos Guarini Perpétuo, preocupado com o desenvolvimento cognitivo de um dos filhos, foi pesquisar algo que o fizesse melhorar a capacidade de raciocínio lógico, de interpretação e foco. E encontrou em uma tradição oriental milenar, um jeito inovador de treinar o cérebro.

2011

Com o ábaco, os orientais instituíram a possibilidade de fazer operações de adição e subtração e posteriormente foram desenvolvidas técnicas para a multiplicação e divisão. Atualmente já são conhecidas técnicas para a extração da raiz quadrada e cúbica, trabalhos com horas, minutos e segundos e também conversão de pesos e medidas. No ábaco é possível operar com números inteiros, decimais e negativos com rapidez e perfeição.    

 Mas a questão é: como a prática do ábaco vai ajudar a treinar meu cérebro?A relação entre o funcionamento das mãos e as funções da mente é que tornam possível a melhoria das capacidades cerebrais.   O ábaco é introduzido e os alunos desenvolvem grande habilidade de cálculos, melhorando em muito a concentração e habilidade motora. Os cálculos levam em conta a dificuldade e o tempo de execução. Nos graus avançados, os alunos usam as habilidades adquiridas com o ábaco para projetá-lo na mente. Com a prática, a habilidade de cálculo mental dos estudantes é desenvolvida de maneira natural.

 O Método Supera desenvolve a mente e capacita os alunos a concentrar, entender e absorver todo o conteúdo enquanto assistem às aulas, por exemplo, ou a ficarem mais concentrados no trabalho. Profissionais mais focados e mais ágeis serão cada vez mais cobrados pelo mercado de trabalho e o treinamento cerebral é a solução para o não-sedentarismo dessas capacidades.

Sair da versão mobile