Uma parcela significativa dos alunos da rede pública apresenta um quadro com dificuldades de aprendizagem, lentidão de raciocínio, deficiência no raciocínio lógico-matemático, desinteresse pelos estudos e baixa auto-estima.
Na maioria dos casos esse quadro é a realidade desde o início da vida escolar desses alunos, situação que, agravada pela baixa renda ou risco social, comprometerá o desenvolvimento escolar, profissional e pessoal do aluno, condenando prematuramente o seu futuro.
Tais aspectos contribuem para o aumento da desigualdade social, e, em conseqüência, para a geração de criminalidade e violência, indo rumo contrário ao desenvolvimento sócio-econômico da sociedade como um todo.
2008Analisando o histórico escolar desses alunos conclui-se que apenas aumentar a carga horária, utilizando-se das mesmas ferramentas pedagógicas usuais, não é suficiente para produzir mudanças. Suprir deficiências de conteúdo equivale a abordar apenas os efeitos do problema quando o indicado é trabalhar nas causas (ex.: dificuldade de aprendizagem) para que o problema não volte a ocorrer.
Esses alunos necessitam de uma abordagem diferenciada, que não tenha como foco conteúdo curricular, mas o desenvolvimento das diversas inteligências, aumentando a capacidade cognitiva em todas as áreas do saber e com reflexos positivos no aspecto comportamental.
O Método Supera é uma nova tecnologia educacional, complementar ao ensino formal, que se apresenta como solução para o quadro descrito, contribuindo de maneira significativa para o fortalecimento de competências individuais, essenciais para uma vida escolar saudável e produtiva.
Enfim, devolver aos alunos a possibilidade de uma vida plena e um futuro promissor.