Você provavelmente já ouviu falar nos conceitos de utopia e distopia, certo? Mas você sabe o que significa protopia? Se não, reserve alguns minutinhos e leia esse artigo para entender o que é protopia. Para compreendê-lo vamos antes entender dois outros conceitos também importantes.
Distopia e utopia, o que são?
Quando dizemos que determinada pessoa tem um visão utópica sobre determinado assunto, sobretudo quando o assunto é a sociedade, queremos dizer que ela imagina uma sociedade perfeita, porém, inatingível e inalcançável. Já uma visão distópica é totalmente o contrário, pois envolve noções catastróficas sobre o futuro do mundo e da sociedade com base no autoritarismo, no controle e domínio opressivo da sociedade, (nesse momento todos os filmes sobre o fim do mundo que você já assistiu virão à sua mente).
Doenças contaminosas, asteroides colidindo com a Terra, agravamento de condições climáticas, catástrofes naturais e invasões alienígenas estão entre os principais temas de filmes sobre distopia.
O mundo perfeito, isento de qualquer problema social presente em nossa sociedade atual, com boa estrutura econômica, social e geográfica são os requisitos básicos que dão forma aos filmes de orientação utópica.
Mas o termo distopia nos soa muito mais familiar pois existem diversas maneiras de se pensar o fim do mundo e uma construção de sociedade futura totalmente diferente, e quase todas elas já foram exploradas pelo mercado cinematográfico.
Vamos conferir um desses filmes?
Distopia e Utopia nos cinemas
Jogos Vorazes
A saga de sucesso Jogos Vorazes é uma das produções mais representativas que alia esses dois conceitos.
Na trama, a sociedade é liderada pelo presidente Snow, que controla o único meio de comunicação televisivo ao transmitir jovens em um jogo mortal com o intuito de entreter o público e tornar a morte um fato banal, proporcionando a distração necessária para seguir seu regime autoritário e fazer com que a população esqueça das más condições sociais em que se encontram.
No entanto, para Snow, esse modelo de sociedade controlado, disciplinado e dividido em distritos é essencial para manter a harmonia e o desenvolvimento. No entanto, grande parte da população compreende as situações de maneira bem diferente.
Isso mostra que esses dois conceitos são muito subjetivos, ou seja, com sentidos bem particulares a depender do indivíduo e suas concepções de mundo.
Se para Snow o controle é o que garante uma sociedade supostamente harmoniosa e controlada, uma sociedade utópica, para boa parte da população a matança e autoritarismo configuram um cenário distópico.
Agora que você já entendeu o que são os conceitos de distopia e utopia, vamos compreender o que é protopia.
Mas o que é protopia, afinal?
Se você acha que um mundo perfeito e sem qualquer problema é impossível mas também não acredita em uma catástrofe generalizada, está no caminho certo para compreender o conceito de protopia!
Esse termo foi proposto em 2011 pelo editor e executivo da revista Wired e grande entusiasta dos estudos sobre a cultura digital, Kevin Kelly. Segundo o editor, a protopia é um meio termo entre os termos distopia e utopia, uma tentativa de escapar da dicotomia existente entre ambos.
É uma concepção clara de que não existe sociedade perfeita, mas que ela também não precisa ser extremamente catastrófica e autodestrutiva. A protopia é um conceito que busca focar no presente e em como nossas ações podem influenciar nosso futuro, positiva e negativamente falando.
A protopia, portanto, não idealiza futuros perfeitos muito menos catastróficos, o conceito propõe que a construção do futuro é sempre o hoje, e que isso acontece com base em nossas próprias escolhas e nossa própria consciência… isso sim constrói um futuro.
Conta aqui pra gente o que achou deste conteúdo!
Aproveite e matricule- se agora no SUPERA. Clique AQUI e agende sua aula grátis!