A educação dos filhos é uma das tarefas principais dos pais, e é comum que surjam dúvidas a respeito de qual seria o melhor método a seguir. Vamos falar aqui sobre o que é disciplina positiva, como ela surgiu e como colocá-la em prática.
A disciplina positiva pode ser usada tanto em casa como na sala de aula e está diretamente ligada a uma educação mais afetuosa. Que tal saber um pouco mais a respeito? A seguir, entenda mais sobre o tema!
O que é disciplina positiva?
Trata-se de uma abordagem baseada no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, psiquiatras austríacos. Tem como objetivo deixar o velho jeito autoritário de educar de lado e incentivar uma educação com mais carinho.
É por meio dessa filosofia que os pais ensinam os filhos com firmeza, mas sem usar de táticas como ameaças, punições, competições com recompensas ou agressões físicas.
O principal fator da disciplina positiva é encorajar as crianças e adolescentes a se tornarem adultos mais responsáveis, resilientes e respeitosos. Dessa forma, contarão com mais recursos para tomarem as próprias decisões acerca dos dilemas que surgem na vida.
Como surgiu?
A ideia surgiu na década 1920, com Adler e Dreikurs, como mencionado. Entretanto, foi apenas nos anos 80 que esse programa foi difundido, pelos esforços da psicóloga e educadora Jane Nelsen. Por meio de uma série de livros, ela trouxe o conceito por meio de diversas críticas às práticas tradicionais, promovendo uma forma mais empática de educar os filhos.
Como funciona?
O método tradicional de educação inclui certa submissão por parte da criança. Afinal, o autoritarismo traz consigo a ideia de “eu que mando aqui”, o que bloqueia a criança de ter suas próprias reflexões e seu lugar de fala.
Já na disciplina positiva, os erros cometidos são vistos como uma nova proposta de aprendizado, em que há uma conversa aberta entre os pais e a criança para aproveitar aquela nova oportunidade.
Nesse conceito, a educação está diretamente ligada ao respeito mútuo entre os familiares, considerando que todos têm seus pontos de vista. Essa metodologia também ajuda a criar uma forte conexão entre eles. Muitas pessoas acham que, com essa forma de educar, a criança ou adolescente não saberá seguir regras. No entanto, na disciplina positiva, as regras são colocadas de maneira firme, porém gentil.
Como educar com disciplina positiva?
Ao iniciar a aplicação da disciplina positiva, é importante constatar que o principal, para o adulto, é exercitar a paciência com o próprio filho. Além desse aspecto, é necessário manter uma comunicação ativa, de muita conversa e com firmeza sobre o que é certo, de modo que seu filho sempre veja você como alguém que está ali para ajudar.
Outro fator importante é que se converse sobre os motivos que levaram a criança a tal ação, para que haja uma compreensão também do seu lado, de modo a mostrar que ela tem autonomia e individualidade. É fundamental ainda que você se mostre como exemplo para seu filho, evidenciando na prática o que está certo e ajudando-o a acompanhar esse modelo.
Agora você já sabe o que é disciplina positiva: é uma metodologia disciplinar e um caminho a ser trilhado quando o objetivo é que seu filho, no futuro, chegue cada vez mais longe e desenvolva as competências necessárias para a vida.
Gostou de conhecer a disciplina positiva e que disseminar informação? Use os botões abaixo para compartilhar este post nas redes sociais!