SUPERA – Ginástica para o Cérebro

O que é a Neurociência

A neurociência é a área da medicina que tem estudado o sistema nervoso. As descobertas recentes desta área fornecem subsídios importantes para a Pedagogia. Oferecem boas possibilidades de desvendar as complexidades do cérebro e compreender, inicialmente, a natureza da memória e da inteligência e o que acontece quando aprendemos” Kátia A. Kuhn Chedid, Pedagoga PUC-SP / Psicopedagoga e Orientadora e Maria Anita Viviani Martins, Professora Titular da Faculdade de Educação da PUC-SP).

A Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OECD), no livro “Compreendendo o Cérebro”, sugere a promoção de relações transdiciplinares e o investimento em pesquisas transdiciplinares reconhecendo a emergência de se criar uma nova ciência de aprendizagem, além da necessidade de desenvolver “instituições de ciência e aprendizagem”.

2008

O projeto “Ciências da Aprendizagem e Pesquisa do Cérebro” foi lançado pelo Centro de Pesquisa e Inovação da OECD em 1999. O objetivo desse projeto era estimular a colaboração entre as ciências de aprendizagem e a pesquisa do cérebro, assim como entre pesquisadores e promotores de políticas públicas.

A pesquisa do cérebro está apenas começando a encontrar aplicação no campo da promoção de relações transdiciplinares. São três as áreas de pesquisa sugeridas:

1. Desenvolvimento do cérebro e alfabetização;
2. Desenvolvimento do cérebro e matemática elementar;
3. Desenvolvimento do cérebro e aprendizado permanente.

Maria Anita Viviani Martins
Professora Titular da Faculdade de Educação da PUC-SP
vivimart@uol.com.br

Kátia A. Kuhn Chedid, Pedagoga PUC-SP / Psicopedagoga e Orientadora
Educacional do Colégio Dante Alighieri
kakchedid@uol.com.br
www.katiachedid.com.br

Sair da versão mobile