SUPERA – Ginástica para o Cérebro

O lado bom da derrota

O lado bom da derrota

O Brasil está triste com a derrota na Copa do Mundo, mas para tudo o cérebro dá um jeito. É verdade que nosso cérebro adora ganhar. Quando somos desafiados numa competição, a possibilidade da vitória aumenta muito nossa motivação. Da mesma forma, o pessimismo pode atrapalhar muito. Então como nosso cérebro lida com a vitória e a derrota?

Este foi o tema das aulas do SUPERA na semana passada. Ainda no clima da Copa, os alunos exercitaram o cérebro falando de ganhar e perder. Como a seleção já havia sido eliminada da decisão final, o jeito foi entender o cérebro pode tirar vantagem desta triste derrota. Afinal, na cabeça de todo mundo, não haveria outro campeão para o campeonato senão o Brasil.

2014

A motivação por vencer é principalmente provocada pelo aumento da liberação de neurotransmissores chamados de catecolaminas, a dopamina e a noradrenalina. Neste momento, o cérebro aumenta sua atividade e chama músculos, coração, cérebro para empenhar todos os esforços para ganhar. Mas, para que isso aconteça, é preciso acreditar na vitória. Entrar no jogo pensando que não há chance, o cérebro reage a isso refreando a motivação. Assim, acreditar na vitória já é meio caminho andado para alcançá-la. Aí, ao experimentar a vitória, estes estímulos serão ainda mais fortes da próxima vez. Logo após a vitória, a felicidade e o sucesso alcançados aumentam os níveis de serotonina e de acetilcolina sendo esse um ambiente cerebral muito bom para o aprendizado. A vitória ensina muito e quanto mais sucesso, mais motivação.

Mas se, ao invés da vitória vier a derrota, o cérebro também pode se beneficiar, dependendo do seu jeito de lidar com ela. Se você ficar se lamentando e sofrendo a frustração pelo que perdeu, essa dor pode não ser muito útil e ainda fazer você ficar mais fraco para a próxima vez. Se você analisar com muito cuidado os pontos que te impediram de ganhar, você conhecerá seus erros de verdade e de maneira detalhada. Desse jeito, seu cérebro aprenderá com seus erros e os evitará no futuro. Assim, o caminho para a vitória já terá sido encontrado.

Aprender a lidar com erros e superá-los é uma das características notáveis dos alunos do SUPERA. As aulas de exercícios para o cérebro são dinâmicas e divertidas, que é um convite aos alunos para que participem de cada atividade.

É com disposição que enfrentam os desafios dos exercícios para o cérebro propostos, resultando em ganho cognitivo e em qualidade de vida.

O diferencial dos alunos que praticam exercícios para o cérebro está na maneira como enfrentam as dificuldades e encaram seus erros. Em qualquer situação da vida o ideal é enxergar em cada obstáculo um desafio, e não uma dificuldade.

A lição que queremos tirar da desoladora derrota brasileira é que precisamos identificar nossas falhas, admitir nossos erros, e dar o primeiro passo para se recuperar, para voltar a ser o melhor futebol do mundo.

Sair da versão mobile