Exercitar o cérebro pode mudar muita coisa em 2024.
Ainda mais, que um novo ano chegou e, com ele, novas metas e desejos para este novo ciclo que se inicia. Contudo, para conquistá-las, ter um cérebro preparado pode ajudar – e muito!
Mas como? – você pode estar se perguntando. Sobretudo, o cérebro é o órgão mais importante do corpo e é por meio dele que conseguimos executar todas as tarefas do dia a dia, desde as mais simples até as mais complexas.
Caso seu objetivo neste ano seja, por exemplo, manter uma rotina de exercícios físicos e dieta mais saudável, as habilidades de foco e persistência são importantes. Se quiser passar a acordar mais cedo, precisa de planejamento e, consequentemente, raciocínio. Para ler livros, requer habilidades como concentração e memória de trabalho.
Todas essas habilidades acima são desenvolvidas por meio de uma prática sistematizada de estimulação cognitiva, a qual chamamos de ginástica para o cérebro, oferecida no Brasil pelo Método SUPERA, primeira rede de franquias dedicada ao curso com método exclusivo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
O curso pode ser feito por pessoas de todas as idades e as turmas são divididas por faixa etária. Em uma sala de aula, os alunos interagem com ferramentas como o ábaco, jogos de tabuleiro, jogos online, dinâmicas em grupo e livros com exercícios.
Confira abaixo 9 motivos para exercitar o cérebro e garantir um ano realmente novo, repleto de novas conquistas:
1 – Estudar fica mais fácil – No mundo hiperconectado em que estamos inseridos, fica cada vez mais difícil manter a atenção focada por mais tempo, não? Por isso a importância de treinar essa habilidade para se manter focado por mais tempo em um livro ou um texto, por exemplo.
2 – Produtividade no trabalho e no dia a dia – Ao exercitar o cérebro você finaliza as atividades mais rápido, pois as habilidades cognitivas são potencializadas; e assim sobra mais tempo para fazer outras coisas, como passear, viajar, interagir com amigos e família;
3 – Prevenção de doenças neurodegenerativas – Conforme vamos envelhecendo, é natural sofrermos com o declínio cognitivo. Porém, se mantemos uma boa reserva cognitiva, envelhecemos com mais qualidade de vida e podemos até mesmo prevenir o aparecimento dos primeiros sintomas de demências, como a Doença de Alzheimer;
4 – Diferencial competitivo – Para conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho, é essencial ter mais que um bom currículo: hoje os recrutadores valorizam as chamadas soft skills, ou habilidades socioemocionais, que também podem ser exercitadas e desenvolvidas por meio da ginástica para o cérebro;
5 – Criatividade te ajuda a ir além – Ser criativo vai muito além de pintar, desenhar ou ter qualquer habilidade artística. A criatividade te ajuda a resolver problemas, adaptar-se a diferentes realidades e até a se expressar melhor;
6 – Autoconfiança é tudo! – Dentro da sala de aula, quando o aluno consegue avançar e resolver problemas que antes pareciam difíceis, a sensação de recompensa é imediata. E, com isso, um ganho secundário frequente é na autoestima e autoconfiança, que contribui diretamente para a conquista de objetivos.
7 – Defenda melhor suas ideias – Para isso, uma das habilidades recrutadas pelo cérebro é a de raciocínio, que se desenvolve por meio de diversas atividades. Entre elas, o ábaco, uma ferramenta oriental para cálculos utilizada na prática da ginástica para o cérebro.
8 – Xô, ansiedade – Exercitar o cérebro é, além de tudo, muito divertido! Com isso, contribui secundariamente para o alívio nas sensações de estresse e ansiedade.
9 – Eu, protagonista – Sentir-se importante e capaz de mudar a sua realidade é muito importante para pessoas de todas as idades, desde crianças à idosos. Com o cérebro desenvolvido em seu máximo potencial, este senso de protagonismo torna-se mais pungente, garantindo inclusive melhor controle emocional e capacidade de resolver problemas.