SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Cérebro cria novas conexões após paternidade

Cérebro cria novas conexões após paternidade - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

 

Um estudo da Universidade de Bar-IIan, de Israel, comprovou que os pais podem desenvolver novas conexões neurais ligadas à capacidade de cuidar e criar uma criança.

2014

Para chegar nesse resultado, pesquisadores analisaram dois tipos de famílias israelenses, uma delas com pai e mãe biológicos, sendo o pai menos ativo nas tarefas relacionadas ao filho, e casais homossexuais compostos por dois homens, em que ambos participam da mesma forma na vida dos filhos.

Os especialistas gravaram as interações entre pais e filhos, tanto em casal, quanto sozinhos. Ao assistirem os vídeos dias depois, observaram as reações do cérebro.

Com um aparelho de ressonância magnética, detectaram  uma nova rede neural nos dois núcleos do cérebro: um que lida com fortes emoções, atenção e recompensa, e outro com aprendizado e experiência.

Os níveis de oxitocina, hormônio produzido no hipotálamo e liberado em situações de afeto, variam de acordo com o tempo e o nível de interação entre pais e filhos.

Esse estudo comprova mais uma vez que o cérebro tem grande capacidade de transformação. Ele pode restabelecer e fortalecer conexões neuronais, que potencializam as capacidades cerebrais. Além disso, mostra que a ginástica cerebral pode, sim, modificar o cérebro e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Mas o que é ginástica cerebral?

Ginástica cerebral é toda atividade desafiadora que estimula neurônios e melhora o desempenho cognitivo. Há muitos exercícios que podem desenvolver habilidades como memória, concentração, raciocínio, criatividade e até de relacionamento intra e interpessoal.

Evite seguir a rotina, pratique ginástica cerebral e mantenha seu cérebro ativo.

Sair da versão mobile