SUPERA – Ginástica para o Cérebro

No Dia do Desafio, desafie seu cérebro

No dia 25 de maio, o planeta é convidado a desafiar o cérebro através do Dia do Desafio, uma iniciativa que busca promover a prática de esportes no mundo todo, e é claro que o SUPERA não poderia ficar de fora dessa!

Afinal, desafiar o corpo também é desafiar o cérebro. Continue a leitura para entender mais sobre o que é o Dia do Desafio e quais são os benefícios da prática de esportes e atividades físicas.

Por desafiar seu cérebro é tão importante?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um dos pilares que garantem a qualidade de vida da população. Em 1947 o termo foi definido como ‘um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.

Embora a definição seja um tanto quanto restrita para os padrões da sociedade atual, sobretudo porque desconsidera os fatores sociais, econômicos e políticos que invariavelmente interferem também em nossa saúde, ela ainda assim ressalta a importância do bem-estar físico, algo que pode ser encontrado, por exemplo, por meio da prática de atividades físicas.

E o melhor de tudo é que corpo e mente caminham juntos. Mas o que isso quer dizer?

Basicamente significa dizer que quando realizamos uma prática esportiva ou exercício corporal, e de forma geral desafiamos nosso cérebro, estamos também impactando positivamente nosso cérebro, contribuindo para uma vida mais saudável em todos os aspectos.

Todo mundo já ouviu, ao menos uma vez na vida, que realizar exercícios faz bem para a saúde, mas as razões para isso podem não ter ficado muito claras para você.

Continue a leitura para compreender melhor o que acontece em nosso corpo e cérebro quando praticamos exercícios físicos.

Desafie seu cérebro: 3 coisas que acontecem no seu corpo

É comum que, entre as diversas razões utilizadas pelas pessoas para não praticar exercícios físicos esteja o fato de não dispor de tempo suficiente para tal, mas deixa a gente te perguntar: você tem 10 minutinhos livres por dia?

Segundo esse estudo publicado na Plos One, esse é o tempo suficiente para proporcionar uma série de benefícios ao seu corpo e também ao seu cérebro!

Você pode não ter perdido os quilinhos que deseja ou ainda não ter alcançado o nível de resistência que queria, mas em poucos minutos praticando exercício o seu corpo já se beneficia dessa prática de diversas formas, hoje vamos falar de 3 delas:

Aproveite e baixe agora o e-book gratuito 15 dicas para memória !

Você se concentra com mais facilidade

Quando você se exercita há um maior fluxo sanguíneo em seu cérebro, o cenário ideal para que as células cerebrais estejam em maior atividade, proporcionando mais atenção e clareza durante as atividades que você realiza. E não pense que isso é só para o momento, este estudo comprova que pouco tempo de exercício é o suficiente para usufruir de seus benefícios.

Desafie seu cérebro: Você fica mais feliz

Durante a prática de exercícios, nosso corpo produz uma substância conhecida como endorfina, capaz de regular o nosso humor, aumentar nossa disposição física e mental e até melhorar a memória!

Você melhora sua saúde cognitiva

Apenas 10 minutos de exercícios moderados diários melhoram suas funções cognitivas, segundo esse estudo realizado em 2017 e publicado na revista Neuropsychologia.

Viu só como é fácil ter mais saúde? E se você tiver mais 5 minutinhos separamos dois desafios para você entrar no clima desse dia tão importante para nossa saúde.

Desafio 1

Desafio 2

Desafio 3

Sair da versão mobile