De acordo com um estudo feito pela Universidade de Bar-Ilan, em Israel, homens também desenvolvem novas conexões neurais quando se tornam pais, potencializando a capacidade de cuidado e criação. O estudo foi feito com pais de primeira viagem e mostrou que o chamado instinto materno também ocorre com eles.
O estudo analisou os níveis do hormônio oxitocina, que é liberado em situações de afeto e carinho e ajuda a construir o sentimento de confiança durante as interações entre pais e filhos.
2018Cientistas afirmaram que existe a ativação de uma rede neural em dois níveis: nível que lida com emoções fortes, atenção e recompensa e o nível de aprendizado e experiência.
A atividade neural se torna mais intensa de acordo com a quantidade de tempo que é passado entre pais e filhos.
Quando o filho sorri ao seu pai durante uma partida de futebol, durante a troca de fraldas ou em seu primeiro dia na escola, o circuito de recompensa do homem é ativado, trazendo ao pai uma sensação de bem-estar e reforçando o laço de união entre os dois.
Ginástica para o cérebro unindo gerações
Exercitar o cérebro também é uma atividade que pode unir pais e filhos e ainda é muito saudável para ambos, uma vez que a prática é voltada para todas as idades.
Genevaldo Ferreira, 51 anos, é pai de Pedro Henrique, de 22. Eles praticam ginástica para o cérebro na unidade SUPERA Pirituba, na capital paulista e afirmam que as aulas representam um tempo legal, divertido e construtivo para estarem juntos.
“Nas aulas, nós podemos compartilhar nossas dúvidas, sermos ainda mais competitivos nas disputas propostas e analisarmos o conteúdo depois”, conta Genevaldo.
Dentro das salas de aula do Método SUPERA, os alunos desenvolvem competências cognitivas e socioemocionais a partir de ferramentas inovadoras; como o ábaco, Tangram, jogos de tabuleiro, dinâmicas e apostilas de exercícios para o cérebro. E nada melhor do que garantir qualidade de vida em família não é mesmo?
Assessoria de Imprensa do Método SUPERA