SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Mente sã, corpo são

Assim como o corpo, o nosso cérebro também precisa ser exercitado para alcançar resultados mais satisfatórios.

Sheyla Pereira

Todos já conhecem a importância dos exercícios físicos para a saúde do corpo. O que muita gente não sabe é a força de uma prática que é disseminada aqui no Brasil: a ginástica cerebral. Conceito muito utilizado no Oriente, sua proposta é desenvolver ou estimular características preciosas na vida pessoal e profissional como concentração, velocidade de raciocínio, criatividade, segurança e coordenação motora.

Há quatro anos, o engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Antonio Carlos Guarini Perpétuo, criou o Método Supera, primeira escola de curso livre da América Latina cuja proposta é desenvolver o cérebro. Para isso, ele utiliza ferramentas como aritmética mental através do Ábaco, que ajuda a efetuar cálculos matemáticos sem que o aluno precise utilizar o papel, a caneta, os dedos e tão pouco a calculadora. “Esse tipo de atividade ajuda a trabalhar o lado direito do cérebro, responsável pela criatividade”, afirma.

2009

Outras metodologias empregadas pelo Supera são os desafios lógicos, jogos e passatempos que desenvolvem competências como raciocínio lógico, disciplina e a capacidade de solucionar problemas de forma ágil e criativa, fundamentais para a vida pessoal, escolar e profissional, diz.

A técnica chamada de Neuróbica, espécie de aeróbica do cérebro que tem o objetivo de quebrar rotinas com a utilização dos cinco sentidos, e a dinâmica de grupo, com foco direcionado ao desenvolvimento da liderança, segurança, auto-estima e relacionamento interpessoal, completam o programa para dar nova vida à “massa cinzenta” dos alunos.

Fatores desenvolvidos pela ginástica cerebral:
Criatividade
Concentração
Foco
Raciocínio lógico
Segurança
Auto-estima
Perseverança
Disciplina Coordenação motora
Pensamento lateral

Ábaco
É um instrumento de cálculo milenar, geralmente de madeira, muito usado nos países orientais para realizar cálculos matemáticos. Ele pode ser utilizado para executar adição, subtração, multiplicação e divisão, até mesmo para extrair raízes quadradas e cúbicas.

Sair da versão mobile