Nem todo mundo sabe, mas uma boa arma para combater as falhas de memória são os alimentos. E outra são os cursos que reforçam a atenção e a concentração.
Parece até brincadeira de criança, mas é um exercício para a mente. A maioria dos alunos tem o mesmo problema: falta espaço na memória. ?Você percebe que começa um processo de esquecimento. Você lê um texto, mas não consegue guardar mais nada. Você relê, e também sente que tem dificuldades?, conta a professora aposentada Cicy Passos.
O curso funciona como uma oficina. O professor aplica exercícios para reforçar a atenção e a concentração. Estimular a mente é a melhor maneira de armazenar informações.
2008Há cinco anos, aos 75 anos de vida, a aposentada Ivone Sued percebeu que, com o avanço da idade, a memória não era mais a mesma. ?Eu queria lembrar o nome de filmes, mas não havia meio de lembrar, nem o nome dos artistas. Até a própria história: começava a contar e, quando chegava no meio, eu ficava meio enrolada?, conta Ivone.
“O exercício para a memória é fundamental. A memória melhora nitidamente. É como se fosse uma ginástica para o cérebro. Então, essa ginástica para o cérebro faz você otimizar a sua capacidade de memória”, explica o professor do curso, Ricardo Martins.
Para um tratamento completo, não basta só fazer exercícios que estimulam a mente. É importante também ter uma alimentação equilibrada. Mas será que as pessoas sabem o que faz bem pra memória?
Segundo os médicos, pessoas muito esquecidas podem contar com a ajuda de alguns alimentos. O peixe é um ótimo remédio para a memória.
“O salmão, a anchova e a sardinha melhoram a oxigenação das células. Com isso, eles melhoram o funcionamento do cérebro, melhorando a memória. Além disso, eles têm ação antiinflamatória. Esses peixes evitam que as células envelheçam rapidamente”, ressalta a nutricionista Ana Paula Dames.
A nutricionista também recomenda: abuse das saladas, e dos sucos naturais. ?O morango, que é uma fruta que está na época, oferece uma maior quantidade de nutrientes. Sendo que o morango está mais barato nesta época. Assim, você pode ter uma boa oferta de nutrientes.
Fonte: http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL644385-9103,00.html