Entre os dias 14 e 17 deste mês, o Método Supera – primeira rede de franquias de escolas de “ginástica para o cérebro” – participa da Feira do Empreendedor, do SEBRAE, no Centro de Eventos e Exposições de Londrina, com o objetivo de captar interessados em abrir uma franquia sem concorrentes no mercado e ganhar dinheiro com uma escola que tem atraído cada vez mais alunos de todas as faixas etárias.
Um curso para exercitar o cérebro e aguçar o raciocínio lógico, melhorar o desempenho escolar e a concentração no trabalho, aumentar a criatividade e auxiliar na melhoria da auto-estima e, conseqüentemente, no relacionamento com as pessoas em geral, diminuindo a timidez Este é o Método Supera, fundado em 2005, que hoje já possui 15 unidades espalhadas por diversas localidades do país.
Sediada em São José dos Campos, a franquia do Método Supera foi fundada pelo engenheiro aeronáutico Antonio Carlos Guarini Perpétuo, quando seu filho de 9 anos começou a ter dificuldades de concentração na escola. Depois de esgotar todos os métodos para auxiliá-lo, como cursos extra-curriculares de reforço escolar, matemática e até visitas periódicas a psicólogos e psicopedagogos, Antonio Carlos iniciou uma pesquisa, onde conheceu o Ábaco – instrumento milenar chinês feito de madeira e bolinhas que deslizam, permitindo a contagem através de fileiras que representam unidades, dezenas e centenas. Logo depois, com a melhora do raciocínio lógico de seu filho na escola, começou a procurar objetos e exercícios correlatos para desenvolver um curso inteiro que pudesse ajudar outras crianças e adultos a melhorarem a criatividade, concentração, foco, segurança, auto-estima, perseverança, disciplina e coordenação motora.
2008Depois de dois anos de pesquisas e elaboração de apostilas, Antonio Carlos verificou que o curso também poderia ser utilizado no mundo organizacional, para aumentar a capacidade criativa e lógica de executivos e até de pessoas da Melhor Idade. Pelo fato de possuir uma metodologia própria, que não se baseia em nenhum curso existente, o Método Supera vem ganhando cada vez mais adeptos e se tornando uma oportunidade de negócios única dentro do já tão saturado segmento de Educação, que possui diversas franquias sem grandes diferenciais”, explica Antonio Carlos. “É a primeira escola de curso livre da América Latina com a proposta de desenvolver o cérebro”, conclui.
Hoje, sua escola em São José dos Campos possui cerca de 300 alunos e já é sucesso também nas cidades de Campinas/SP, Botucatu/SP, Santo André/SP, Campo Grande/MS, Joinville/SC, Rondonópolis/MT, Cuiabá/MT, Porto Velho/RO, Recife/PE, Natal/RN, João Pessoa/PB, Goiânia/GO e, em breve, em Brasília/DF, através de suas unidades franqueadas que, ao todo, já empregam 100 funcionários. Logo no primeiro ano de lançamento da franquia do Método Supera, em 2007, o faturamento foi de R$ 980 mil, com apenas 8 unidades.
Apesar de nova, a rede é formada por franqueados confiantes no retorno em longo prazo, já que o método está sendo bem aceito por centenas de alunos e as possibilidades de ganhos adicionais são boas: além dos alunos regulares, as escolas podem trabalhar através de convênios ou parcerias com empresas, escolas públicas e outros cursos extracurriculares para melhorar desempenho e aumentar a produtividade.
A meta para o ano de 2008 é bastante ousada: 3 franquias já foram abertas; 4 novas serão inauguradas até agosto e, até o final do ano, mais 20 devem ser comercializadas em diversas localidades do país, principalmente na capital e interior de São Paulo. Hoje, o Método Supera possui 15 escolas espalhadas por diversas regiões brasileiras e a meta para este ano é a abertura de 18 novas unidades, principalmente na capital paulista e Grande São Paulo. O faturamento previsto para 2008 é de R$ 2 milhões e 700 mil, um crescimento de 170% em relação ao ano passado.
Para abrir uma franquia do Método Supera, o investimento mínimo é de R$ 85 mil para cidades do interior e, no máximo, R$ 120 mil para as capitais. A Taxa de Franquia é de R$ 35 mil, a Taxa de Royalties é de 12% sobre o faturamento bruto e a Taxa de Propaganda é de 3% também sobre o faturamento bruto.
(Monica Cintra / ineditasp.com)
Fonte: Jornal União