SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Jogos pedagógicos no aprendizado

Jogos pedagógicos são utilizados no curso de ginástica cerebral do SUPERA para desenvolver competências cognitivas, socioemocionais e éticas

Jogos pedagógicos são utilizados no curso de ginástica cerebral do SUPERA para desenvolver competências cognitivas, socioemocionais e éticas

A importância dos jogos pedagógicos no aprendizado

Os jogos pedagógicos e as atividades lúdicas estão ganhando cada vez mais espaço na inovação das metodologias de ensino e aperfeiçoamento dos processos de aprendizado, principalmente, quando o objetivo é o desenvolvimento global do aluno.

Além do aspecto cognitivo, as brincadeiras proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural.

Na área da educação, inicialmente, os jogos pedagógicos eram considerados uma atividade essencialmente inútil. Mas com o avanço das pesquisas, sobretudo, na área da neurociência, os jogos pedagógicos são reconhecidos como forma de observar a criança em toda sua autenticidade. A tendência, portanto, é que ele seja cada vez mais inserido nos métodos de ensino, desde o fundamental até a graduação.

2016

Os jogos pedagógicos tornam a aprendizagem significativa e dinâmica. Neste aspecto, entra a importância do mediador preparado para contemplar o estágio de desenvolvimento, do interesse e do prazer do aluno em realizar determinadas atividades e encarar desafios, os jogos geram conflitos que desenvolvem o raciocínio para a busca de soluções criativas e inovadoras.

Para a especialista em jogos e psicopedagoga Lilia de Maíse, é possível considerar o uso do jogo como fundamental no âmbito escolar quando trabalha-se com grupos.

“Os jogos em grupo encorajam o desenvolvimento da autonomia intelectual e da habilidade social das crianças. Como aspectos igualmente importantes e complementares, pode-se dizer que os jogos em grupo incentivam o pensamento crítico saudável, o comportamento cooperativo, a autoconfiança, a expressão de sentimentos e de ideias, a iniciativa e o questionamento”, diz a especialista.

“Os pedagógicos permitem que a criança busque compreender outros pontos de vista, coordenando ou administrando essas diferenças individuais no modo de pensar”, completa Lilia de Maíse.

Jogos pedagógicos podem ser utilizados por pessoas de todas as idades

Jogos pedagógicos no desenvolvimento de habilidades cognitivas

O brincar permite um jogo de imaginação no qual a criança desenvolve atenção e concentração, além de exprimir o que sente, desenvolvendo o aspecto socioemocional. Proporciona o “aprender fazendo”.

Os jogos pedagógicos também levam ao desenvolvimento da linguagem, por meio do contato com diferentes objetos e diferentes situações. O brincar ajuda ainda no desenvolvimento da sociabilidade, por meio do ganhar e perder, do compartilhar e do respeito às regras.

Todo professor deve refletir sobre a importância dos jogos no desenvolvimento infantil e fazer uma autoanálise para checar se tem perfil lúdico que lhe permita incorporar os jogos em suas aulas, como um recurso pedagógico efetivo. Assumindo o papel de um bom mediador, o professor saberá fazer de uma atividade lúdica um excelente instrumento de aprendizagem para seus alunos.

Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA

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