de habilidades essenciais ao aprendizado
Na área da educação, inicialmente os jogos eram considerados uma atividade inútil, não séria. Mas a realidade hoje é outra. Os jogos estão ganhando importância em novos métodos e devem revolucionar o modelo tradicional de ensino, entrando para sempre na vida escolar de crianças e adultos.
Talvez eles sejam, inclusive, um caminho para tirar o Brasil dos últimos lugares nos testes de raciocínio, conforme mostrou o último teste do PISA (que avaliou a capacidade de resolução de problemas de estudantes de diversos países). O Brasil 38º lugar entre 44 nações.
2014Os jogos já vêm sendo muito difundidos no Brasil por uma empresa brasileira dedicada ao desenvolvimento das habilidades do cérebro (atenção, concentração, raciocínio e memória). O SUPERA, primeiro curso de desenvolvimento cognitivo do país, já possui 130 franquias graças aos resultados que vem obtendo com seu método inovador, apoiado no uso de jogos de tabuleiro.
O método vem sendo também bastante procurado por escolas públicas e particulares que querem melhorar o desempenho de seus alunos. E mais, os jogos não estão entrando apenas para a vida escolar das crianças. Em algumas faculdades do Vale do Paraíba (interior de SP), a novidade promete tirar todo mundo das carteiras enfileiradas, mudando finalmente a velha disposição de salas de aula com professor à lousa expondo conteúdos.
A nova metodologia é baseada em modelos desenvolvidos em universidades que figuram entre os melhores do mundo, a Harvard e a Massachusetts Instituto of Technology (MIT), ambas nos Estados Unidos, e até o fim do ano deve ser aplicada em cinco universidades brasileiras.
Sobre o SUPERA PARA ESCOLAS
O método SUPERA foi criado pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo em 2006. De lá para cá, já inaugurou mais de 85 escolas e deve abrir mais 60 nos próximos meses. Para aplicar a metodologia, os professores da rede recebem treinamentos de pedagogos, psicopedagogos e neurologistas especializados em ábaco e jogos.
O SUPERA adota os jogos pedagógicos como uma de suas ferramentas básicas para o estímulo cognitivo. São mais de 60 tipos de jogos: cada um requer uma estratégia diferente e trabalha ao mesmo tempo todas as competências, potencializando as habilidades necessárias para situações diversas de vida.
‘’Através dos jogos o aluno aprende a agir de melhor maneira, adquire iniciativa e autoconfiança. Os jogos estimulam a curiosidade, desenvolvem a linguagem, o pensamento e a concentração’’, esclarece Neide Pereira, Coordenadora Pedagógica Nacional do SUPERA.
Além do aspecto cognitivo, as brincadeiras proporcionam oportunidades adequadas para o desenvolvimento humano na interação social, na expressão afetiva, na evolução da linguagem, na experimentação de possibilidades motoras, apropriação de regras sociais e imersão no universo cultural.
Desenvolver a capacidade cognitiva, emocional e social prepara o aluno para o futuro. A revolução do ensino passa por métodos inovadores, na busca de um aluno mais interessado, atendo, com capacidade de concentração e velocidade de raciocínio, um aluno com facilidade de aprender, resolver problemas e de se relacionar.