Aluna do SUPERA há sete meses, Dona Ernestina integra uma turma de mais de cinco mil idosos que fazem o curso no Brasil. A terceira idade tem resultados significativos com a prática de exercícios para o cérebro, entre eles melhora da memória, coordenação motora, maior percepção dos acontecimentos e agilidade de raciocínio.
2014“Um dos primeiros resultados que eu tive com a ginástica cerebral foi com as contas do dia a dia, para calcular o troco no supermercado, por exemplo. Eu consegui isto porque aprendi a usar o ábaco”, conta Dona Ernestina, referindo-se ao instrumento oriental usado para desenvolver atenção e raciocínio usado na metodologia SUPERA.
Dona Ernestina conheceu o método através da neta de 13 anos, que também é aluna SUPERA. “Ela elogiou o curso para mim. Eu me aproximei, achei interessante e resolvi entrar”, lembra Dona Ernestina. “O professor é ótimo, eu faço amizade e tenho aprendido muitas coisas novas. Com a minha idade, estudar é uma coisa interessante”, continua.
Para o aniversário de dona Ernestina, a unidade do SUPERA no Jardim Esplanada, em São José dos Campos, preparou uma comemoração especial. “A Dona Ernestina é muito querida por todos aqui na unidade. É muito gratificante para nós ver como a terceira idade pode viver bem quando tem um cérebro ativo e saudável. Estamos felizes com o desenvolvimento dela e temos razões de sobra para comemorar!, afirma Ana Claudia Mello, diretora do SUPERA Esplanada.
O SUPERA é uma rede com mais de 130 escolas de ginástica para o cérebro espalhadas pelo Brasil, além de uma em Portugal. O curso é voltado para todas as idades, mas quase a metade dos alunos é composta por adultos com mais de 40 anos.
Na terceira idade, a maior inimiga do cérebro é a rotina. Somente graças aos exercícios para o cérebro, método de fácil execução que estimula os neurônios, os idosos podem recuperar suas habilidades e manter a mente ativa por toda a vida.
Assim como o corpo, o cérebro precisa ser exercitado para envelhecer bem. A ginástica cerebral é uma atividade que ajuda a desenvolver funções do cérebro essenciais para uma vida de qualidade, como atenção, concentração, foco, paciência, autoestima, agilidade e habilidade para relacionamentos.
O SUPERA é um ambiente saudável para a terceira idade se relacionar e praticar uma atividade que garante qualidade de vida. O método, criado em 2006, amadureceu ao longo dos anos com os avanços dos estudos na área cognitiva e no campo da neurociência, a área da medicina que estuda o cérebro.