Depois de horas olhando para aquele amontoado de números, o cérebro parece que vai entrar em colapso antes que se chegue a um resultado. Mas, que tal uma tentadora barrinha de chocolate para agilizar o raciocínio? Segundo uma pesquisa publicada pela versão online do britânico Telegraph, nesta sexta-feira, os flavonóides presentes no cacau dão uma forcinha extra em questões que envolvem os números.
Conduzida por uma equipe da Universidade de Northumbia, a pesquisa examinou o rendimento de um grupo de 30 voluntários, que haviam tomado uma bebida de chocolate com 500mg de flavonóides, frente a uma questão matemática: contar de trás para frente, pulando de três em três números, de 999 a 800. Ao fim do experimento, os candidatos mostraram agilidade na contagem e um cansaço mental menor.
2009Embora a quantidade oferecida no estudo seja muito mais elevada do que a ingerida diariamente em dietas balanceadas, o ideal é que o mínimo de flavonóides esteja presente no regime alimentar. “Mesmo as barras de chocolate que contêm 100mg de flavonóides ainda apresentam efeitos no cérebro”, ressalta Emma Wightman, uma das líderes do estudo.
Gostou da dica? Então, uma idéia é não deixar de acrescentar no dia-a-dia o chocolate amargo (contém mais flavonóides do que as demais qualidades do doce), além das frutas e vegetais ricos em polifenóis. “Quantidades variadas da substância ajudam no raciocínio”, completa o pesquisador David Kennedy, um dos co-autores da pesquisa.
Fonte: Redação Terra – Vida e Saúde
Link: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI3678841-EI1497,00.html