SUPERA – Ginástica para o Cérebro

GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
Mantenha seu cérebro jovem

mantenha o cerebro jovemAssim como o corpo, o cérebro também envelhece. É por isso que este importante órgão do corpo precisa de cuidados especiais e exercícios para manter-se vivo e ativo até o fim da vida.

Para a sorte de todos, os avanços da ciência já comprovaram que existem muitas formas de conter o envelhecimento do cérebro, graças, sobretudo, à neurogenese e à neuroplasticidade.

2013

A neurogenese é formação de novos neurônios, que antigamente se acreditava ocorria apenas no desenvolvimento do cérebro. Mas estudos recentes concluíram que a neurogenese acontece ao longo de toda a vida. Já a neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de se modificar, de ativar neurônios “adormecidos” e recriar novas redes neurais, ampliando sua função cognitiva.

De acordo com a neurologista Gisela Tinone, da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), o envelhecimento tende a reduzir o volume do cérebro e a comprometer a comunicação entre os neurônios. Além disso, ao longo dos anos, ocorrem alterações bioquímicas como deficiência de serotonina, dopamina e glutamato. Isto explica, por exemplo, as perdas na função cognitiva, como dificuldades de aprender e falhas de memória.

“No envelhecimento normal, a maior parte dos idosos apresenta um leve declínio, ou então, começa a ficar lentos para planejar, organizar e memorizar”, explica Valéria Bahia, neurologista do Hospital Samaritano de São Paulo, em entrevista ao portal de notícias UOL.

Para manter o cérebro jovem, a grande dica é evitar rotinas, situações que coloquem o cérebro no piloto automático. O ideal é esforçar-se e encarar novos desafios diariamente.

Aprender a tocar um instrumento diferente, estudar, ir ao cinema, fazer amigos, participar de discussões, escrever e fazer ginástica cerebral são alguns exemplos de atividades que ativam os neurônios e restabelecem as conexões entre eles.

A ginástica cerebral, por seus resultados surpreendentes, vem sendo considerada tão necessária para manter a saúde mental quanto as atividades físicas são para a manutenção da saúde do corpo.

Sabe-se que, com a prática disciplinada e adequada de ginástica cerebral é possível, entre tantas outras coisas, torna-se mais ágil, criativo e produtivo. Além disso, esta atividade pode retardar o declínio das capacidades do cérebro na terceira idade.

Sair da versão mobile