SUPERA – Ginástica para o Cérebro

GINÁSTICA CEREBRAL
O cérebro deve ser estimulado desde o nascimento

GINÁSTICA CEREBRAL <BR/> O cérebro deve ser estimulado desde o nascimento - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

O cérebro deve estar em constante aprendizado para que desenvolva suas funções cognitivas da melhor maneira possível, como atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio lógico.

2013

Dessa forma, os bebês também devem ser estimulados desde cedo, pois as bases da inteligência que o acompanharão por toda a vida são desenvolvidas na infância.

Em pesquisa recente divulgada pela BBC Brasil, cientistas britânicos revelaram que, no momento do nascimento, a primeira respiração funciona como uma espécie de ginástica cerebral, pois exercita muitas das principais sinapses do cérebro.

Neste momento, ocorrem conexões sensoriais que favorecem a comunicação entre os neurônios. Em caso de falhas, o recém-nascido por vir a ter problemas como o autismo.

O estudo britânico concluiu, portanto, que os bebês que recebem estímulos desde cedo terão mais facilidade de aprender no futuro.

“Sons, ritmos e tudo o que envolve o universo musical facilitam a organização visual e de espaço, o entendimento, o raciocínio lógico e a expressão”, afirma o neuropediatra Mauro Muszkat em entrevista para a revista Viva Saúde.

Além disso, o papel dos pais e educadores é fundamental nesse período do crescimento do bebê. Conversar, tocar e brincar são exemplos de ginástica cerebral, e já estimulam funções responsáveis pela sensibilidade, visão e coordenação motora.

Incentivar a imaginação das crianças também é uma ótima opção, porque assim elas estimulam sozinhas todas essas funções cerebrais.

A ginástica cerebral pode atuar desde cedo na vida de um indivíduo, estimulando o desenvolvimento do cérebro para que ele tenha mais qualidade de vida.

Sair da versão mobile