SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Funções do cérebro

Cabe ao cérebro todo o segredo da aprendizagem. É ele que, além de aprender coisas novas, ainda armazena as nossas experiências de vida, emoções e sensações.

Contamos com mais de 100 bilhões de neurônios que nos acompanham por toda nossa vida, estas células que ficam dentro do cérebro impulsionam todas as nossas atividades. Ou seja, graças aos neurônios todas as funções do nosso cérebro são cumpridas.

A metáfora explica muito bem o funcionamento do cérebro: um computador com alta capacidade de armazenagem, porém, sem nada dentro. Ele só será útil a partir do momento em que colocarmos informações adequadas dentro dele e ele corresponderá as informações adicionadas. Se nada novo for colocado, a máquina estagna.

2012

O cérebro ainda leva duas vantagens em relação aos computadores: o limite de armazenagem é inesgotável e você pode processar a informação através da linguagem além de colocar emoção e criar uma forma de comunicação adequada ao seu estilo de viver, pensar e interpretar a realidade.

Nossos neurônios estão sem informações quando nascemos, e é no decorrer das experiências que vamos armazenando a aprendizagem.

Quanto mais armazenamos informações úteis no nosso cérebro, maior é o estoque de informações para serem processadas e colocadas para o mundo exterior nas diversas formas de comunicação: verbal, escrita, corporal e outras manifestações artísticas.

O cérebro, para cuidar deste ‘estoque de informações’, precisa de exercícios para manter a forma e responder rapidamente quando solicitado.

Entre os segredos para melhor manutenção do estoque estão: ler diversos assuntos, memorizar, aprender algo novo mesmo que seja simples, fazer exercícios físicos, treinar uma nova forma de abordar uma pessoa,  treinar no computador, desenvolver um texto simples para treinar a escrever, ouvir músicas e memorizar a letra, treinar cálculos.

Sair da versão mobile