A saúde começa por onde? Não adianta passarmos a vida cuidando do nosso sorriso e do nosso corpo se não cuidarmos do nosso cérebro. O corpo precisa estar são e a mente também.
Quando vamos à academia, usamos vários aparelhos para fortalecer e condicionar os nossos músculos. Estes aparelhos que usamos para o fortalecimento muscular nos permitem realizar atividades do dia-a-dia com mais rapidez e qualidade.
O Supera Ginástica para o Cérebro também trabalha desta forma. Usamos várias ferramentas para fortalecer conexões neuronais que os alunos acionam em atividades em casa, no trabalho e na escola. Estas conexões estão relacionadas a várias habilidades como: a atenção e a concentração, o raciocínio lógico-matemático e a memória, Além disso, estimulam os relacionamentos intra e interpessoal, tão valorizados pelo mercado nos dias de hoje.
Estas ferramentas nos permitem trabalhar o cérebro de forma equilibrada e harmoniosa. Assim como trabalhamos o corpo em sua totalidade na academia, exercitamos o cérebro no Supera.
A base da ginástica cerebral são novidade, variedade e desafio crescente. Esta é a nossa proposta. A seguir, apresentamos as ferramentas Supera.
O ábaco
Para executarmos com sucesso nossas atividades diárias, precisamos ter foco e concentração, mesmo que em um ambiente cheio de barulho. E quem hoje consegue viver em um ambiente monótono? Esta é uma das razões pelas quais precisamos fazer exercício para o cérebro.
O ábaco é uma poderosa ferramenta de estimulação cognitiva que nos ajuda a desenvolver a habilidade de focar em nossas atividades com qualidade, aprendendo a isolar estímulos que distraem.
Para que possamos realizar os cálculos no ábaco, precisamos focar na tarefa. A prática desta atividade em todas as aulas fortalece as células nervosas e as conexões neuronais, trazendo consequentemente ganhos nas atividades do dia a dia.
Com as variações da técnica no uso do ábaco, os alunos estimulam a memória, o raciocínio lógico e a agilidade de raciocínio.
Exercícios lógicos (Apostila Abrindo Horizontes)
As apostilas “Abrindo Horizontes” contêm uma grande variedade de exercícios para o cérebro que também estimulam habilidades como atenção, concentração, interpretação de leitura, raciocínio lógico-matemático, pensamento lateral, criatividade, capacidade de análise e síntese e pensamento estratégico para a tomada de decisões. A dificuldade crescente, introduzida de acordo com o desempenho do aluno, ativa o sistema de recompensa do cérebro, gerando sensação de bem-estar e prazer e contribuindo positivamente para a autoconfiança e autoestima dos alunos.
Os jogos pedagógicos
Os jogos também são ferramentas estimulantes e mostram ao aluno qual o beneficio que ele está alcançando em termos cognitivos e de habilidades para a vida. Com os jogos, desenvolvemos habilidades como raciocínio lógico-matemático, pensamento lateral, criatividade, estratégias para a tomada de decisões, capacidade de análise e síntese, competitividade e trabalho em equipe em um ambiente sadio.
Estas habilidades também fortalecidas são usadas nas atividades cotidianas dos alunos. Esta é grande diferença de jogarmos um jogo em casa e no Supera. Os educadores Supera contextualizam o jogo e as habilidades por ele propostas por meio de histórias do cotidiano.
As dinâmicas
No Supera Ginástica para o Cérebro, as dinâmicas têm o objetivo de estimular o relacionamento intra e interpessoal, a oralidade dos alunos, a capacidade de liderança, mudanças de atitude, a motivação e atitudes positivas.
As neuróbicas
Mudar a forma como realizamos nossas atividades no dia a dia é fazer neuróbica. Quando escovamos os dentes com a mão contrária, quando tomamos banho a noite com a luz apagada ou trocamos o mouse de lado no computador, exigimos mais do tato do que da visão, isso é tirar o cérebro da zona de conforto.
No Supera, os alunos também fazem neuróbicas. Por exemplo, os alunos escrevem com a mão não dominante.
Todas estas ferramentas juntas oferecem ao cérebro novidade, variedade e desafio crescente. Os alunos avançam nos exercícios para o cérebro de acordo com seu próprio ritmo.
Márcia Daniela de Andrade, coordenadora pedagógica do Método Supera