Aprimorar as capacidades cognitivas, sociais e éticas, desenvolver habilidades emocionais, melhorar as atitudes comportamentais e aumentar o desempenho escolar são os principais benefícios desta metodologia inovadora, que foi criada pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo, em 2006.
No Brasil, o desafio é grande. De acordo com o último levantamento do IDEB, a rede pública de ensino teve resultados preocupantes, ficando com notas abaixo de 5,0 em 2011. Isso significa que uma parcela significativa dos alunos apresenta dificuldades de aprendizagem, deficiência no raciocínio lógico-matemático, desinteresse pelos estudos, baixa autoconfiança, baixa autoestima, déficit de atenção, ansiedade e hiperatividade.
2013Na maioria dos casos, esta é a realidade desde o início da vida escolar do aluno, situação que, agravada pela baixa renda ou risco social, compromete o desenvolvimento pessoal, escolar e profissional, condenando-o prematuramente a um futuro sem grandes perspectivas.
Sendo assim, o SUPERA lançou um projeto para governos municipais, estaduais e federais com objetivo de implantar o apoio pedagógico em escolas brasileiras, com uma abordagem diferenciada focada no desenvolvimento das diversas inteligências, para que possamos garantir um ensino transformador e de qualidade.
O Método SUPERA não interfere no quadro curricular das instituições e não conflita com nenhuma linha pedagógica. Trabalha com exercícios para o cérebro que podem ser implantados para qualquer faixa etária (no Ensino Infantil, Ensino Fundamental (Ciclo I e Ciclo II), Ensino Médio e Ensino Superior e Ensino para a Terceira Idade).
Aprovado por especialistas e educadores, o Método Supera já capacitou mais de 20 mil alunos em sua rede de escolas e em instituições de ensino públicas e privadas, com resultados surpreendentes.
Há anos, o SUPERA vem colhendo bons resultados nos cursos in house (em suas unidades franqueadas) e em instituições públicas e particulares. O objetivo agora é ampliar a participação em projetos educacionais, tornando o aprendizado mais prazeroso e, finalmente, contribuindo para a formação dos brasileiros.
A metodologia de exercícios para o cérebro do SUPERA foi desenvolvida por uma equipe de pedagogos, coordenada por Antônio Carlos, e inclui a utilização do ábaco (instrumento de cálculo milenar), apostilas de raciocínio lógico e dinâmicas de grupo, desenvolvendo múltiplas inteligências.
Com exercícios para o cérebro contínuos, os alunos ganham foco, disciplina, determinação e persistência, competências essenciais para um bom desempenho escolar e boa convivência em grupo. Outros benefícios são facilidade na interpretação de leitura, pensamento lateral, criatividade e velocidade de raciocínio.