SUPERA – Ginástica para o Cérebro

EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO
SUPERA dedica este mês ao trabalho em parceria

SUPERA dedica este mes ao trabalho em parceriaA cada mês, o SUPERA trabalha temas específicos em sala de aula. Em abril, o roteiro pedagógico para alunos acima de 12 anos enfatiza objetivo, individualismo, liberdade, limite e parceria. Nas dinâmicas, cada um vai definir objetivos e planejar para atingi-los.

2013

Com o ábaco, os exercícios para o cérebro serão feitos com luvas de borracha ou com os dedos indicador e médios juntos, proporcionando uma sensação diferente aos praticantes. Os alunos serão colocados juntos com um colega na mesma carteira, quebrando a rotina. Isto é fazer neuróbica, a famosa aeróbica para neurônios!

Além do ábaco da primeira hora de aula, os professores vão passar exercícios para o cérebro com os jogos Bloqueio, Blokus, Triminó e Baralho 7. Com este baralho, os jogadores aprendem a observar e analisar cada situação para enxergar as possíveis soluções. Isto prova que um mesmo problema pode ser resolvido de diferentes formas.

Este jogo fortalece conexões neurais relativas à capacidade de análise e síntese, treina a capacidade de observação e trabalha também com a ansiedade, por dar respostas imediatas a problemas que encaramos no dia-a-dia. Controlar a ansiedade é fundamental para conseguirmos enxergar a melhor solução para um problema.

O grande desafio de abril é o Arukone, um quebra-cabeça da família do Sudoku cujo objetivo é conectar cada par de figuras ou números por linhas, sendo que cada campo deve ser preenchido com apenas um traço e as linhas não devem se sobrepor ou se cruzar. Todas as células devem ser preenchidas.

Para os alunos com menos de 12 anos, as palavras do mês são brincar, estudar, lição, leitura e parceria. De acordo com os coordenadores pedagógicos do Método SUPERA, brincando com os exercícios para o cérebro aprendemos muitas coisas, entre elas a seguir regras, a trabalhar em equipe e a respeitar as pessoas. Construir parcerias ganha-ganha é fundamental porque uma verdadeira parceria só dá certo quando todas as partes ganham com ela.

Sair da versão mobile