O projeto Brain Activit Map (Mapa de Atividade Cerebral) tem como principal objetivo ampliar o entendimento de doenças mentais, como por exemplo Alzheimer e Parkinson. O governo americano espera que estes estudos façam pelo cérebro o que o Projeto Genoma fez pela genética.
“Cada dólar que investimos no Projeto Genoma retornou 120 dólares para nossa economia.”, afirmou Obama no dia 12 de fevereiro. Provavelmente, o desafio incluirá esforços de empresas privadas, agências federais, neurocientistas e nanocientistas, durante ao menos uma década de estudos.
Os avanços da tecnologia que permitiram aos cientistas identificar as “faíscas” (sinapses) entre neurônios no cérebro deram origem a inúmeras pesquisas em todo o mundo. Ainda assim, o cérebro continua sendo um dos maiores mistérios da ciência. Composto por aproximadamente 100 bilhões de neurônios que respondem a qualquer estímulo externo, seja por atividades conscientes ou inconscientes, o cérebro humano é tão complexo que até agora os cientistas só conseguiram mapear as atividades de uma pequena parte dos neurônios.
Além disso, na maioria dos casos, isto é feito com métodos invasivos. Para especialistas em nanotecnologia e neurociência americanos, a tecnologia está em nossas mãos para tornar isso possível. Assim poderemos ter um entendimento completo do cérebro.
Estímulos para o cérebro
Estudos como estes podem levar a grandes descobertas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O SUPERA, escola brasileira de exercícios para o cérebro, foi criada com este intuito, de desenvolver as capacidades cognitivas das pessoas e ajudá-las a manter a saúde do cérebro. Os exercícios para o cérebro ativam as conexões adormecidas entre os neurônios do cérebro, melhorando sua capacidade de aprender, de se relacionar, de memorizar e de raciocinar.
Além dos cursos de exercícios para o cérebro, existem outras formas de ativar e manter nosso cérebro ativo. Alimentar-se e dormir bem, evitar estresse intenso e praticar atividades novas também ajudam. O importante da escola, entretanto, é a constância, o acompanhamento de um professor, e a qualidade dos estímulos que o cérebro recebe.