Equipe de Jornalismo Supera* – 09/07/2012
A prática da ginástica cerebral no SUPERA é realizada basicamente por quatro ferramentas: o ábaco, as apostilas Abrindo Horizontes, as dinâmicas em grupo e os jogos.
Cada uma destas ferramentas foi estudada profundamente para compreender sua função e os resultados para o desenvolvimento do cérebro.
O ábaco é um instrumento muito utilizado pelos orientais para a realização de cálculos. No SUPERA, não é este o foco, e sim desenvolver a partir das tentativas de acertos, dos ditados feitos pelo professor, do aumento no grau de dificuldade dos cálculos, a concentração e a perseverança do aluno.
As apostilas Abrindo Horizontes foram criadas pela equipe pedagógica do SUPERA. Elas estão em constante avaliação para melhorias e adequações, já que o principal objetivo da publicação é privilegiar situações que levem o cérebro a expandir os limites e desenvolver a partir dos exercícios e desafios a capacidade superior de percepção.
Também compete às apostilas o dever de aprimorar as inteligências, pensamentos laterais, e principalmente, a criatividade, com desafios lógico-matemáticos.
As dinâmicas servem para desenvolver a liderança, capacidade de expressão, segurança, autoestima e relacionamento. Estes são itens chave para que a vida do aluno seja plena e feliz. Já os jogos foram estudados minuciosamente e apenas os que agregam valores a vida do aluno são utilizados.
Alguns exemplos de jogos são o cubo box, a pirâmide invertida, torre de Hanói, entre muitos outros. Eles oferecem espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que o cercam. Propiciam experiências ricas e desafiadoras e confiança na própria capacidade para elaborar estratégias.
É este conjunto de atividades realizadas nas aulas do Curso SUPERA que além de todas as citações do início da matéria, ainda elevam a saúde do cérebro e consequentemente o bem-estar e qualidade de vida de quem pratica.